Primeira reunião do comitê de enfrentamento à febre oropouche em Pernambuco • SES-PE/Divulgação |
Governo do estado forma grupo para coordenar e avaliar medidas de prevenção e tratamento, com reuniões quinzenais enquanto houver situação epidemiológica importante
Com 134 casos confirmados no estado, Pernambuco criou o Comitê de Enfrentamento da Febre Oropouche. Desenvolvido pelo Governo de Pernambuco, em portaria publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco (DOE), o grupo tem o objetivo de coordenar, acompanhar e avaliar os cenários de prevenção e tratamento da doença.
A primeira reunião do grupo foi realizada na última na sexta-feira (30).
Entre as pautas principais do primeiro encontro, estavam a análise do cenário epidemiológico da doença no estado; a definição das frentes de atuação e de grupos de trabalho entre os membros do comitê técnico; além de promover a integração entre as instituições que formam o comitê.
O grupo vai se reunir a cada 15 dias, enquanto houver situação de importância epidemiológica.
A pesquisadora da Fiocruz Pernambuco, Constância Ayres, relatou a importância da integração das instituições de saúde na formação do conhecimento sobre a doença.
“Como é uma doença nova para a gente, precisamos estar atentos a cada detalhe novo que surge. Ter a participação de vários profissionais nesse comitê é fundamental porque a ideia é que aqui em Pernambuco a gente trabalhe de forma integrada, com a vigilância ambiental, e epidemiológica, a parte clínica, a assistência, entre outras. Isso vai ser um diferencial importante para a construção da base do conhecimento sobre o Oropouche e as formas de manifestação”, detalhou Constância.
Casos em Pernambuco
Pernambuco contabiliza 134 casos confirmados da Febre do Oropouche. Até o momento, o vírus oropouche isolado foi identificado em pacientes dos municípios de:
- Jaqueira
- Pombos
- Água Preta
- Moreno
- Maraial
- Cabo de Santo Agostinho
- Rio Formoso
- Timbaúba
- Itamaracá
- Jaboatão dos Guararapes
- Catende
- Camaragibe
- Ipojuca
- Itaquitinga
- Macaparana
- Sirinhaém
- Bonito
- Garanhuns
- Aliança
- Machados
- Barra de Guabiraba
Morte fetal relacionada ao vírus
Até agosto, Pernambuco já registrava três casos de perda gestacional de um feto diagnosticado com o vírus oropouche.
Em nota técnica em julho, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) recomendou cuidados da Febre do Oropouche em mulheres gestantes.
O documento “Arboviroses e os Cuidados na Gestação” reforça as medidas de proteção que alertam sobre a importância das precauções básicas para minimizar os perigos às mulheres grávidas e aos bebês. A nota traz algumas medidas de prevenção, como:
- uso de repelentes especiais para grávidas e crianças nas áreas expostas do corpo;
- uso de roupas compridas de cor clara; mosquiteiros e telas nas residências;
- uso de inseticida e larvicida;
- vedação de caixas de água e outros recipientes;
- garrafas sempre emborcadas;
- limpeza de quintal e calhas;
- descarte de lixo em sacolas fechadas e locais adequados.
Ainda em julho, o Ministério da Saúde fez um alerta sobre os riscos para gestantes com a disseminação da febre oropouche pelo Brasil.
Fonte: CNN
0 Comentários
Normas para Comentários no Blog
Bem-vindo ao nosso blog! Acreditamos que os comentários são uma parte essencial da experiência do leitor, promovendo discussões enriquecedoras e diversificadas. Para garantir um ambiente respeitoso e acolhedor para todos, estabelecemos as seguintes normas para a postagem de comentários:
1. Respeito Mútuo
Tratamento Respeitoso: Trate todos os leitores, autores e comentaristas com respeito. Ataques pessoais, insultos ou comentários desrespeitosos não serão tolerados.
- **Diversidade de Opiniões:** Respeite a diversidade de opiniões. Argumente com civilidade e baseie seus comentários em fatos e lógica, não em preconceitos ou estereótipos.
2. Liberdade de Expressão
- Expressão de Ideias: Incentivamos a livre expressão de ideias e opiniões. No entanto, comentários que promovam ódio, violência ou discriminação de qualquer tipo não serão permitidos.
-Debate Saudável: Promova debates saudáveis e construtivos. Discordâncias são bem-vindas, desde que expressas de maneira respeitosa e fundamentada.
3. Relevância e Clareza
- Pertinência: Mantenha seus comentários relevantes ao tópico discutido no post. Comentários fora do contexto ou que desviem o foco do assunto podem ser removidos.
-Clareza e Objetividade: Seja claro e objetivo em seus comentários. Evite mensagens longas e confusas. Comente de maneira que outros leitores possam compreender facilmente seu ponto de vista.
4. Conduta Adequada
- Linguagem Apropriada: Use uma linguagem apropriada e evite palavrões, obscenidades ou conteúdo inapropriado. Comentários que contenham tais elementos serão removidos.
- Spam e Publicidade: Comentários considerados spam, autopromoção ou publicidade não serão aceitos. Se desejar divulgar algo, entre em contato com a administração do blog.
5. Privacidade e Segurança
- Informações Pessoais: Não compartilhe informações pessoais suas ou de terceiros nos comentários. Preze pela privacidade e segurança de todos os usuários.
- Denúncias: Caso encontre um comentário que viole estas normas, utilize a função de denúncia para que a equipe de moderação possa avaliar e tomar as devidas providências.
Consequências do Descumprimento
Comentários que não atendam às normas estabelecidas podem ser editados ou removidos pela equipe de moderação. Reincidências ou violações graves podem resultar na suspensão ou banimento do usuário.
Agradecemos sua cooperação e participação! Juntos, podemos construir um espaço de diálogo saudável, enriquecedor e respeitoso para todos.