Secretarias de Administração Penitenciária e de Educação realizam pela primeira vez a Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico no sistema prisional

Foto: Divulgação/SEAP

Nesta 10ª edição, participaram 12 unidades prisionais, com a participação de quase 1.200 alunos de escolas prisionais.

Pernambuco é o primeiro Estado a aplicar a Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico (OBRL) no sistema prisional. Nesta 10ª edição, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP/PE) e a Secretaria Estadual de Educação (SEE) viabilizaram a participação 1.144 alunos das escolas prisionais.

Conforme o regulamento da OBRL, as inscrições foram realizadas em nome das escolas prisionais englobando 12 estabelecimentos penais. A Penitenciária Doutor Ênio Pessoa Guerra (PDEPG), em Limoeiro, registrou 326 inscrições, o maior número de participantes.  As provas foram realizadas na última segunda-feira (02/09), do Nível Fundamental ao Ensino Médio.  

O secretário da SEAP, Paulo Paes, considera um avanço a inclusão do sistema prisional na OBRL. “É mais uma possibilidade, uma porta que se abre para o processo de ressocialização do Estado. É uma experiência enriquecedora onde a pessoa em privação de liberdade pode estimular a memória, a criatividade, através de desafios lógicos, e despertar para outras experiências que possam lhe oferecer um futuro promissor”, destacou. A OBRL está aberta a todas as escolas da rede pública e particular, sendo de caráter estritamente pedagógico e cultural.

SUPLETIVO – Entre os avanços da SEAP na área de educação está também o aumento de 256,15% no número de inscritos no Exame Supletivo 2024 entre as pessoas em privação de liberdade. Os exames certificam as pessoas que não concluíram os estudos em Nível Fundamental ou Médio na idade adequada.
Enquanto que em 2023 foram 577 inscritos, este ano a SEAP totalizou 2.055 inscrições nas 24 unidades prisionais. 

Já no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja PPL), a SEAP alcançou o aumento de 24% no número de inscritos. Em 2023, foram 2.870 candidatos. Já este ano, esse número passou para 3.546.



Ascom SEAP

Postar um comentário

0 Comentários