O Brazil Journal reuniu autoridades dos setores público e privado para discutir pautas sobre a agenda ambiental no evento ESG Summit, nesta terça-feira, 05, em São Paulo. O Banco do Nordeste (BNB) foi convidado a expor como o crédito pode ser um grande aliado desse debate e apresentar como investir em energia limpa é rentável.
O presidente da instituição, Paulo Câmara, integrou o painel “Financiamento sustentável: o que funciona na prática”, ao lado do diretor da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), Carlos Takahashi, da sócia e head e ESG da Astella Investimentos, Lina Lisbona, e do governador do Paraná, Ratinho Júnior.
Paulo Câmara destacou que o futuro é de oportunidades. “O Brasil está em um caminho interessante, de muitas oportunidades para tirar do papel ações que são relevantes para a melhoria da vida da população. O governo federal está empenhado com projetos estruturadores, não apenas de curto prazo, mas que também têm olhares para o médio e longo prazos”, observa.
O executivo ressaltou que a região é protagonista e possui grandes trunfos na transformação energética do país: a abundância de incidência solar e de corredores de ventos. “Nos últimos cinco anos, o Banco do Nordeste financiou mais de R$ 30 bilhões para energias renováveis. Estamos em um esforço para tirar do papel projetos de saneamento básico e ajudar os estados e os municípios. Só nos últimos dois anos, já financiamos mais de R$ 4 bilhões para saneamento”, afirma.
Paulo Câmara frisou que a agenda ESG está definitivamente incorporada à cultura do Banco do Nordeste. “Analisamos os projetos com muito cuidado em relação ao seu potencial estruturador, o que ele traz realmente de melhoria para os nossos estados, o que tem de componente social, como resguarda o meio ambiente. Temos um cuidado muito grande, principalmente na questão social. Esperamos um futuro promissor para o Brasil e para a região”, confia.
No encontro, foram discutidos temas como a transição energética, os desafios e as oportunidades das políticas públicas, o papel do Brasil no cenário global e o mercado de crédito de carbono.
IMPRENSA - Banco do Nordeste
0 Comentários
Normas para Comentários no Blog
Bem-vindo ao nosso blog! Acreditamos que os comentários são uma parte essencial da experiência do leitor, promovendo discussões enriquecedoras e diversificadas. Para garantir um ambiente respeitoso e acolhedor para todos, estabelecemos as seguintes normas para a postagem de comentários:
1. Respeito Mútuo
Tratamento Respeitoso: Trate todos os leitores, autores e comentaristas com respeito. Ataques pessoais, insultos ou comentários desrespeitosos não serão tolerados.
- **Diversidade de Opiniões:** Respeite a diversidade de opiniões. Argumente com civilidade e baseie seus comentários em fatos e lógica, não em preconceitos ou estereótipos.
2. Liberdade de Expressão
- Expressão de Ideias: Incentivamos a livre expressão de ideias e opiniões. No entanto, comentários que promovam ódio, violência ou discriminação de qualquer tipo não serão permitidos.
-Debate Saudável: Promova debates saudáveis e construtivos. Discordâncias são bem-vindas, desde que expressas de maneira respeitosa e fundamentada.
3. Relevância e Clareza
- Pertinência: Mantenha seus comentários relevantes ao tópico discutido no post. Comentários fora do contexto ou que desviem o foco do assunto podem ser removidos.
-Clareza e Objetividade: Seja claro e objetivo em seus comentários. Evite mensagens longas e confusas. Comente de maneira que outros leitores possam compreender facilmente seu ponto de vista.
4. Conduta Adequada
- Linguagem Apropriada: Use uma linguagem apropriada e evite palavrões, obscenidades ou conteúdo inapropriado. Comentários que contenham tais elementos serão removidos.
- Spam e Publicidade: Comentários considerados spam, autopromoção ou publicidade não serão aceitos. Se desejar divulgar algo, entre em contato com a administração do blog.
5. Privacidade e Segurança
- Informações Pessoais: Não compartilhe informações pessoais suas ou de terceiros nos comentários. Preze pela privacidade e segurança de todos os usuários.
- Denúncias: Caso encontre um comentário que viole estas normas, utilize a função de denúncia para que a equipe de moderação possa avaliar e tomar as devidas providências.
Consequências do Descumprimento
Comentários que não atendam às normas estabelecidas podem ser editados ou removidos pela equipe de moderação. Reincidências ou violações graves podem resultar na suspensão ou banimento do usuário.
Agradecemos sua cooperação e participação! Juntos, podemos construir um espaço de diálogo saudável, enriquecedor e respeitoso para todos.