CAIXA Cultural Recife recebe show da banda baiana Yayá Massemba

(Crédito da Foto: Aline Capobianco)

A banda convida as coquistas pernambucanas do grupo Flor de Catemba para  única apresentação,com entrada gratuita, na sexta-feira (08)

A CAIXA Cultural Recife recebe a banda baiana Yayá Massemba em única apresentação na sexta-feira (08), às 20h, em show com participação das coquistas pernambucanas Flor de Catemba. O espetáculo, com entrada gratuita, promete muito samba da Bahia e traz no repertório músicas do álbum “De Umbigo a Umbigo”, de 2020, disponível também nas plataformas digitais.

 

A banda Yayá Massemba é composta por seis mulheres: Aline Silveira (voz e percussão), Ana Tomich (voz e violão 7 cordas), Edy Albuquerque (percussão), Ive Farias (voz e percussão), Keilla Calmon (percussão) e Priscilla Oliveira (voz e cavaquinho). Desde a sua criação, o grupo vive uma diversidade de encontros e formações entre gerações e territórios do país, misturando sotaques do samba por meio de apresentações e atividades formativas com mestras e musicistas convidadas. 

 

Para este show, a participação da Flor de Catemba amplia o protagonismo das mulheres na música, no palco, na performance e na dança. “A Yayá Massemba, em sua essência, valoriza o legado das mestras e a cultura afro-brasileira, com o objetivo de propagar o protagonismo feminino, a produção de mulheres como cantoras, instrumentistas e compositoras e a raiz do samba de roda enquanto base geradora de conhecimento”, enfatizam as baianas.

 

A essência está no próprio nome da banda. “Yayá” significa mãe em Yorubá, e “Massemba”, do Kimbundu (língua africana falada em Angola), faz referência à umbigada, presente nas religiões de matriz africana. A tradição do samba da Bahia é combinada com novas expressões artísticas. Os fraseados da viola machete são interpretados pelo violão de 7 cordas e pelo cavaquinho, instigados pelo prato e faca (instrumento típico das sambadeiras da Bahia), atabaque, palmas, agogô e berimbau. 

 

Com produção própria das compositoras e musicistas baianas, o projeto realizado em Pernambuco tem o incentivo da Bolsa Funarte de Música Pixinguinha e apoio da CAIXA e do Governo Federal.

 

Flor de Catemba:

Fundado em 2018 e protagonizado por mulheres negras, reúne artistas que atuam juntas há anos em outros grupos e espaços, e traz o ritmo do coco de roda, predominantemente, criando um amplo cenário percussivo com a mistura de ritmos regionais como forró, samba, mazuca, salsa e outros. O grupo surgiu da união de mulheres que carregam uma bagagem ancestral na cultura popular, herdeiras dos mestres João Amâncio e Zé Mamão da aldeia de Paratibe (PE). 

 

A formação das coquistas conta com as musicistas: Jaene Jay (Vocal), Gaby Conde (Back Vocal, Ganzá, Pandeiro e Berimbau), Amanda Costa (Back Vocal e Ganzá), Marcela Souza (Back Vocal e Ganzá), Ialodê lBombo - Alfaia e pandeiro), Mayra Karê (Congas, Ilu e pandeiro) e Hayde kCongas e Ilu).

 

SERVIÇO:

[Música] SHOW YAYÁ MASSEMBA CONVIDA FLOR DE CATEMBA

Local: CAIXA Cultural Recife - Av. Alfredo Lisboa, nº 505, Bairro do Recife

Datas: 08 de novembro (sexta-feira)

Horário: 20h

Entrada gratuita: Retirada de ingressos uma hora antes do espetáculo

Classificação: Livre

Informações: Site da CAIXA Cultural /Instagram @caixaculturalrecife

Acesso para pessoas com deficiência

 

 

Assessoria de Imprensa da CAIXA

Postar um comentário

0 Comentários