Em Jaboatão, cães e gatos são vacinados contra a raiva, no Dia D da campanha


Este sábado (9) foi movimentado nos 115 postos de vacinação antirrábica, localizados em diversos bairros do Jaboatão dos Guararapes. O Dia D da campanha de prevenção contra a raiva imunizou cães e gatos. A aplicação das doses começou às 9h e segue até às 17h, contando com a participação de 400 profissionais e mais de 100 voluntários. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar em torno de 80 mil pets no município.      
 
Os tutores atenderam ao convite da Prefeitura e compareceram aos locais de vacinação, com os seus animais de estimação. Foi o caso do auxiliar de produção Flávio Oliveira, que levou Dara, de 6 anos, a um desses postos, instalado em frente ao Ambulatório Especializado Ensino-Serviço, na rua Genivaldo Barbosa de Holanda, s/n, em Prazeres. “Todos os anos trago, para ela tomar a vacina. Acho importante porque é uma proteção pra ela e também para toda a família”, declarou.
 
 A técnica em enfermagem, Rosângela Betânia, chegou acompanhada do seu gato Garfield, de 12 anos, para tomar a dose e ficar protegido. "Esta doença é  perigosa também para os seres humanos, por isso devemos nos proteger, assim como nosso animal de estimação. Vacinar é um ato de amor", afirmou.

 
De posse dos cartões de vacinação de seus pets, o aposentado Ubirajara Bezerra levou Lilica, de 7 anos, Lili, 2 anos, Lion, 4 anos, e Lulu, de 2 anos e meio, para serem vacinados. "Todos os anos vacino, não podemos descuidar dessa doença. Por isso, procuro manter a carteira de vacinação deles em dia", falou ele, com Lilica nos braços, após a cachorrinha tomar a vacina.
 
A superintendente de Vigilância em Saúde do município, Vânia Freitas, enfatizou a importância da campanha. “A raiva é uma doença letal também para os seres humanos e a única forma de prevenir é a vacina. Ela protege os animais e as pessoas que convivem com eles. Este ano, a Prefeitura abriu diversos postos de vacinação antirrábica, para manter o município livre desta doença”, enfatizou a gestora. “É interessante que o tutor leve o cartão de vacinação do seu pet, mas caso não esteja de posse do documento, o animal não deixará de ser imunizado”, concluiu.
 
Este ano, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou o período de cobertura vacinal, iniciando a campanha antirrábica no dia 9 de outubro e seguindo até o dia 9 de dezembro. Os locais de atendimento podem ser consultados no site  www.jaboatao.pe.gov.br. Outra ação importante da secretaria foi a pré-campanha de vacinação antirrábica, realizada nos abrigos de animais no município e nas Regionais 3 (Curado), 4 (Muribeca), 5 (Prazeres), 6 (Praias) e 7 (Guararapes),  com abertura de postos em locais estratégicos. 
 
Já para atender a área rural do município, a partir desta segunda-feira (11), as equipes irão iniciar a vacinação porta a porta nos engenhos. A ação seguirá até o dia 9 de dezembro, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14h.
 
É importante ressaltar que Jaboatão dos Guararapes também realiza a vacinação antirrábica durante todo o ano, em três locais fixos. São eles: UBS PET no terminal de ônibus de Massangana; UBS PET na praça Murilo Braga, em Cavaleiro; e no Centro de Vigilância Ambiental (CVA), na PE-17, próximo à UPA de Engenho Velho. O atendimento é feito das 9h às 15h.
 
Pós-campanha
Quem não teve tempo de vacinar seu pet neste sábado, poderá vaciná-lo no Espaço Pet, mais conhecido como ParCão, que fica ao lado do estacionamento do Shopping Guararapes, em Piedade. Neste local, o atendimento acontecerá somente no período desta segunda-feira (11) até a quinta-feira (14), das 9h às 15h.
 
 
 
Fotos: Matheus Britto/PMJG

Postar um comentário

0 Comentários