HCP começa  Novembro Azul alertando sobre cânceres que acometem homens


Após o Outubro Rosa, Novembro Azul é outra campanha de impacto global que visa chamar a atenção para a saúde masculina, especialmente em relação ao câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens depois do câncer de pele não melanoma. Este ano, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) lança a campanha com o mote “Para além do câncer de próstata”, focando também na conscientização sobre outros tipos de câncer que acometem homens: pênis, testículo, rim e bexiga. A campanha pode ser conferida no site hcp.org.br e nas redes sociais @sigahcp.


O câncer de próstata é mais frequente em homens acima dos 60 anos, mas fatores como histórico familiar e obesidade aumentam o risco. “Quanto mais idosos a população, maiores as chances de desenvolver o câncer de próstata. Apesar de ter uma alta taxa de mortalidade, ele é altamente tratável se diagnosticado no início, com boas chances de cura e sobrevida”, explica o urologista do HCP, Felipe Dubourq.

Já no caso do câncer de pênis, é uma doença evitável, associada principalmente à falta de higiene íntima. Dr. Felipe destaca a falta de informação como um problema, especialmente entre as populações vulneráveis. “A educação sobre higiene íntima masculina é essencial para prevenir essa doença, que ainda tem incidência elevada em algumas regiões pobres do mundo”. Além disso, o procedimento de circuncisão (procedimento de retirada da pele que cobre a glande do pênis) é um fator protetor, pois essa pele dificulta a limpeza na região.
 
No caso do câncer de testículo, embora raro, acomete homens jovens, entre 15 e 35 anos. Nódulos ou aumento no volume do testículo são sinais de alerta, e a detecção precoce eleva as chances de cura.

No câncer de rim há uma prevalência a partir dos 50 anos. Fatores de risco incluem tabagismo, obesidade e hipertensão. “Muitos homens só descobrem o câncer de rim em avanços avançados, quando as opções de tratamento são limitadas. Por isso, os exames de rotina são tão importantes”.

O câncer de bexiga, frequentemente ligado ao tabagismo, é mais prevalente em homens acima dos 55 anos. Sintomas como sangue na urina e vontade frequente de urinar não devem ser ignorados. Todos esses cânceres citados têm um forte fator de risco em comum: o tabagismo. “O tabagismo é um mal que provoca todos os tipos de câncer, inclusive os de próstata, pênis, testículo, bexiga e rim, no caso desses dois últimos, ainda há o fator do alcoolismo, que é altamente prejudicial. O estilo de vida interfere na saúde do homem”, completa.

Com a campanha “Para além do câncer de próstata”, o HCP faz um alerta à população masculina: é preciso cuidar da saúde o quanto antes; fazer exames de rotina, buscar fazer exercícios físicos com frequência e não fumar.

O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP)
 
O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) é uma instituição privada e sem fins lucrativos que se dedica ao diagnóstico e tratamento integral de pacientes com câncer, por meio do Sistema Único de Saúde – SUS. Como instituição filantrópica, o hospital é mantido com doações de pessoas físicas e de empresas, além de parcerias, convênios e políticas públicas pactuadas com os governos municipais, estaduais e federal. 

Como unidade hospitalar com atuação na alta complexidade, recebe pacientes encaminhados de unidades de saúde de atenção básica e/ou de média complexidade de todo o estado. Atualmente é responsável por mais de 50% de todas as pessoas com câncer em tratamento pelo SUS em Pernambuco. Visando o acesso à reabilitação, o HCP disponibiliza terapias complementares compostas por uma equipe multidisciplinar, além da única urgência exclusivamente oncológica do estado.
 

 
Assessoria de Imprensa
HCP – Hospital de Câncer de Pernambuco

Postar um comentário

0 Comentários