Mudanças na CNH para 2025: o que esperar

CNH — Foto: Contran

 Nova legislação propõe dividir a categoria B em subcategorias B1 e B2, diferenciando entre motoristas de carros automáticos e manuais. Alterações como validade estendida e maior pontuação já foram implementadas.

O ano de 2025 chegará com muitas novidades para os brasileiros, especialmente para aqueles que possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou mesmo para quem procurará tirar o documento no ano que vem. Desde 2021, a legislação de trânsito está passando por inúmeras mudanças, com o objetivo de garantir mais segurança e atualização das regras conforme a nova realidade dos motoristas.

Além dos ajustes que tivemos nos últimos anos com relação a duração da CNH, que para motoristas com até 50 anos passou a ser de 10 anos, o aumento de pontuação da CNH pode chegar até 40 pontos caso não ocorra nenhuma multa gravíssima. Teremos novidades importantes tanto para quem já possui a carteira de motorista quanto para quem pretende tirar em 2025.

Divisão da CNH

Com relação a carteira de motorista, está em discussão dividir a CNH categoria B, que se refere a direção de carros comuns, ou seja, carros de passeio e carga leve, em dois subgrupos, sendo eles a CNH B e B1. No caso de quem quiser dirigir carros somente automáticos, poderão optar por tirar o modelo B1. Já quem estiver interessado em dirigir tanto carros automáticos quanto manuais poderá optar pela B2.

A divisão de categoria da CNH B faz parte de um Projeto de Lei que está em discussão no Congresso Nacional já há alguns anos, sendo ele o PL 7.746/17. Apesar de ser algo relativamente comum no Brasil, é extremamente comum em países mais desenvolvidos como o Japão e Alemanha.

E quem já possuí CNH?

Para quem possui a carteira de motorista B, não haverá preocupação com relação a qual deverá ser a subcategoria da sua CNH. Isso porque, o que valerá é a regra vigente neste caso, onde os motoristas podem dirigir veículos tanto com câmbio automático quanto com câmbio manual. No caso, essa mudança será para novos condutores que tirarem o seu documento de direção.

A proposta em questão poderá ser aprovada em 2025, mas ainda está em discussão na Câmara dos Deputados, sendo preciso que seja aprovado tanto nesta casa quanto no Senado Federal. Caso receba o aval de ambas as casas do Congresso, o texto será promulgado e irá para sanção presidencial, onde o presidente Lula é que sancionará ou vetará a nova alteração da carteira de motorista.

 

 

Fonte: Jornal Contábil

Postar um comentário

0 Comentários