Paraguai: mais um membro fundador da Aliança Global

Governo do Paraguai / Divulgação

Os trabalhos serão concentrados em programa de alimentação escolar, no apoio à agricultura familiar, na promoção do acesso à água melhorada e no Programa Nacional de Atenção Integral à Primeira Infância, entre outras iniciativas


O Governo do Paraguai anunciou formalmente, nesta quinta-feira (7.11), sua adesão voluntária à Aliança Global contra a Fome a Pobreza, após assinar a Declaração de Compromisso. A iniciativa foi impulsionada e acordada no âmbito do G20, cuja presidência pro tempore corresponde ao Brasil. A Aliança busca enfrentar os problemas gerados pela persistência da pobreza e insegurança alimentar no mundo.


“Estamos muito honrados com a adesão do Paraguai à Aliança Global. Não há como combater a fome e a pobreza sem unir esforços, sem colaboração”, afirmou o ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. “A Aliança Global busca fazer essa articulação e ser um mecanismo prático para mobilizar recursos financeiros e conhecimento de onde são mais abundantes e canalizá-los para onde são mais necessários. Apoiando assim a implementação e a ampliação da escala das ações, políticas e programas no nível nacional”, explicou.

 

Na Declaração de Compromisso, o Paraguai se compromete a seguir a missão, os objetivos e os princípios da Aliança e colaborar com outros membros para alcançar soluções duradouras para a pobreza em todo o mundo. Entre outros pontos, expressa seu apoio à Aliança e sua missão de apoiar e acelerar os esforços para erradicar a miséria, enquanto reduz as desigualdades.

 

No marco dos compromissos de implementação de políticas em nível local, o Paraguai, por meio do Ministério de Desenvolvimento Social, reconhece seu papel na implementação de políticas e programas em nível nacional contra a pobreza, assim como oferece orientação e apoio a políticas e programas a nível nacional e subnacional.

 

Para o ministro Tadeo Rojas, este é um passo maior na tarefa impulsionada pelo governo do presidente Santiago Peña para reduzir os níveis de pobreza e, além de ser um compromisso a nível internacional, é uma oportunidade para seguir fortalecendo laços e trabalhos coordenados com outros governos que têm uma meta comum.

 

Os trabalhos serão concentrados no Programa de Alimentação Escolar “Hambre Cero”, no apoio à agricultura familiar e nos MIPYMES, na promoção do acesso à água melhorada, no “Programa de Transferências Monetárias com Corresponsabilidade”, no “Registro Social de Hogares” e no Programa Nacional de Atenção Integral à Primeira Infância.

 

Além do Ministério do Desenvolvimento Social, o Ministério da Criança e da Adolescência também terá um papel importante nesta Aliança.


 

Assessoria de Comunicação- MDS, com informações do Governo do Paraguai

Postar um comentário

0 Comentários