“Recife, a Capital Nacional do Brega” é tema de mesa no Rec’n’Play 2024


O encontro, que contou com a presença do prefeito do capital pernambucana, aconteceu no primeiro dia do Festival de Tecnologia e tratou sobre políticas públicas efetivas que fomentam a cultura local

A Prefeitura do Recife participou, nesta quarta-feira (06), da mesa “Recife, a Capital Nacional do Brega”, no primeiro dia do Rec’n’Play, que promoveu uma discussão sobre a importância deste título e sobre a importância do gênero musical na cultura local. No encontro, o prefeito João Campos apresentou ações efetivas que o poder público realiza para fortalecer a identidade cultural da cidade e valorizar a cultura periférica. Também participaram do painel a cantora Michelle Melo; os co-fundadores do canal Brega Bregoso, Alexandre Vinícius e Eliabe Carlos, e o pesquisador Thiago Soares, que mediou o debate.

“Eu acredito que o poder público tem um papel fundamental como indutor da cultura, e de todas as outras áreas, como ele é quando faz as grandes festividades, como Carnaval e o ciclo natalino, ou quando apoia um evento como o Rec’n’Play. O maior festival de tecnologia do Brasil conta com um patrocínio público, aqui temos milhares de servidores trabalhando, garantindo a limpeza, o funcionamento, o ordenamento urbano e a autorização para uso do solo. Quando são feitas leis que garantem o brega como Patrimônio Imaterial da cidade, por exemplo, isso traz um simbolismo muito grande, faz com que as pessoas reconheçam e respeitem o movimento”, afirmou o prefeito.

A diversidade cultural é um dos pilares da Prefeitura do Recife, que garante que espaços como o Marco Zero sejam ocupados pelo Movimento Brega. Em 2023 e em 2024, durante o Carnaval do Recife, o maior palco da cidade recebeu pela primeira vez atrações como os Neiffs, Mc Cego, Elvis, Mc Tocha, Tayara Andreza, Conde, Michelle Melo, Francine e Banda Kitara. “Quando fui candidato a prefeito pela primeira vez, busquei aprender mais sobre o movimento e o preconceito que ele sofria. Na época, garanti que eles teriam muito respeito institucional e que estariam no Palco do Marco Zero. Ninguém acreditou que seria possível, mas realizamos e foi muito emocionante”, disse João Campos.

“O Brega é um grito do morador da periferia, dizendo que ele pode brilhar dentro da realidade dele. Uma coisa é um governo ressaltar o brega para ganhar visibilidade ou algo do tipo, outra coisa, é dar dignidade a quem faz parte do movimento. Hoje, o Brega se sente visto e respeitado por essa gestão”, comemorou a cantora Michelle Melo.

REC’N’PLAY - Criado em 2017 pelo Porto Digital e Ampla Comunicação, o Carnaval do Conhecimento aproxima o público recifense de temas como tecnologia, inovação e empreendedorismo. Este ano, o tema “O Futuro nos Conecta” explora como a tecnologia molda nossas vidas e impacta as conexões humanas e a transformação social.

 

Fotos: Marlon Diego/ Prefeitura do Recife

Postar um comentário

0 Comentários