UPE celebra 59 anos com homenagens e lançamento de livro histórico

Homenagiados-Ditadura - Foto: Reprodução/ Revista Algomais

Evento ressalta a resistência durante a Ditadura Civil-Militar e apresenta programação comemorativa para os 60 anos da instituição.

Nesta segunda-feira (25), a Universidade de Pernambuco (UPE) comemora seus 59 anos com uma solenidade especial no auditório Clélio Lemos, da Faculdade de Administração e Direito (Fcap), a partir das 9h. O evento incluirá o lançamento do livro “Universidade de Pernambuco: histórias, espacialidades, memórias e outras narrativas”, de Betânia da Mata Ribeiro Gomes, Carlos André Silva de Moura, Mariana Rabêlo Valença, Mário Ribeiro dos Santos e Sandra Simone Moraes de Araújo.

A cerimônia também será marcada por homenagens aos servidores e estudantes da UPE perseguidos durante a Ditadura Civil-Militar no Brasil, com a entrega dos “Diplomas da resistência”. Entre os homenageados estão: Rosane Alves Rodrigues (In Memoriam), Enildo Galvão Carneiro Pessoa (In Memoriam), Francisco de Sales Gadelha de Oliveira (In Memoriam), Ilmar Pontual Peres (In Memoriam), Javan Seixas de Paiva (In Memoriam), José Almino Arraes de Alencar Pinheiro, José Luiz Oliveira (In Memoriam), José Romualdo Filho, Maria Zélia de Sousa Levy, Paulo Santos Carneiro, Rildege de Acioli Cavalcanti (In Memoriam) e Severino Vitorino de Lima.

A programação inclui ainda o descerramento de uma placa em homenagem aos membros da comunidade acadêmica perseguidos pela ditadura, o anúncio da colocação dessa placa na Reitoria da universidade e a entrega das Medalhas de Mérito Universitário. Na ocasião, será apresentada a marca comemorativa dos 60 anos da UPE, que guiará as celebrações no próximo ano.

O evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais da UPE e é aberto ao público. A universidade convida todos a participarem desse momento histórico, reforçando seu compromisso com a memória, a história e a valorização da resistência democrática.

Livro UPE - Foto: Reprodução/ Revista Algomais


Sobre o livro

A obra "Universidade de Pernambuco: histórias, espacialidades, memórias e outras narrativas” é um marco na identidade da instituição e foi produzido por uma comissão interdisciplinar composta por professores de diferentes áreas da UPE: Betânia da Mata Ribeiro Gomes, docente da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG-UPE), Carlos André Silva de Moura, Mário Ribeiro dos Santos e Sandra Simone Moraes de Araújo, do curso de História da UPE - Campus Mata Norte, além de Mariana Rabêlo Valença, docente do curso de Geografia da UPE - Campus Mata Norte. A comissão trabalhou ao longo de três anos, realizando pesquisas em diversos arquivos do Brasil, conduzindo entrevistas e coletando dados em todas as unidades da UPE, visando compreender e representar a diversidade da instituição. O evento de lançamento acontece no Auditório Clélio Lemos, da Faculdade de Administração e Direito da UPE, em celebração aos 59 anos da universidade.


Fonte: Revista Algomais

Postar um comentário

0 Comentários