Foto: Chico Bezerra/PMJG |
Com objetivo de contribuir com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental, realizou nesta terça-feira (21) a 2 ª Conferência Municipal de Meio Ambiente. O evento, que aconteceu no auditório da Afya - Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão, localizada em Piedade, contou com a participação do secretário municipal de Governo, Daniel Pessoa - representando o prefeito Mano Medeiros -, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental, Francisco Papaleo, o secretário executivo de Defesa Civil do município, Elton Moura, além de servidores municipais, representantes de instituições públicas, privadas e da sociedade civil.
Durante o encontro, os grupos de trabalhos se reuniram e definiram as propostas que serão levadas para a Conferência Estadual de Meio Ambiente, de acordo com cada um dos cinco eixos temáticos: mitigação, justiça climática, adaptação e preparação para desastres, transformação ecológica, governança e educação ambiental. Dentre as proposições estão: a elaboração e implementação do plano de recuperação das bacias dos rios Jaboatão e Tejipió; criação de comitês ambientais nas comunidades, elegendo representantes que dialoguem com a gestão municipal; priorizar a fiscalização ambiental e a preservação de rios, mangues, lagos e marés e encostas; elaboração de um plano municipal de educação ambiental participativo, que contemple ações educativas na rede municipal; fomentar a parceria entre o setor público e a iniciativa privada, promovendo ações de educação ambiental e práticas sustentáveis; elaboração de plano municipal de arborização urbana e programa de reflorestamento das Áreas de Preservação Permanente (APPs). Além disso, foram escolhidos 22 delegados que vão representar Jaboatão na Conferência Estadual de Meio Ambiente, que acontecerá no mês de março.
O secretário municipal de Governo, Daniel Pessoa, fez a abertura do encontro. “Todos nós sabemos da importância deste tema para o município. Este é um momento oportuno para deixar registrado que a questão ambiental é uma das prioridades na gestão do prefeito Mano Medeiros. Através desta conferência, iremos debater várias questões pertinentes ao tema, em busca de soluções conjuntas com a sociedade. O prefeito ratifica a importância da participação popular e das instituições na construção de um futuro mais sustentável, seguro e justo para nossa cidade”, destacou.
Já o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental, Francisco Papaleo, falou sobre a importância do debate a respeito do tema. “Jaboatão se situa entre os maiores municípios do estado e não poderia ficar de fora das discussões relativas ao meio ambiente. As propostas que vão sair daqui serão importantes para compor as próximas conferências que vão acontecer este ano. Apesar de todos os alertas, o planeta vem sofrendo cada vez mais com os eventos climáticos. Se não adotarmos medidas rápidas poderemos ter problemas ainda mais sérios no futuro”, enfatizou o gestor.
Defensor da causa ambiental e um dos responsáveis pelo projeto Natureza é Vida, em Vila Dois Carneiros, Fabiano Jandeson, participou do encontro e elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Todos nós temos que fazer a nossa parte no cuidado com a natureza. É preciso preservar hoje, para termos um futuro melhor para todos. Parabéns ao prefeito Mano, que está atento a essa questão”, falou entusiasmado.
Ascom Jaboatão
0 Comentários
Normas para Comentários no Blog
Bem-vindo ao nosso blog! Acreditamos que os comentários são uma parte essencial da experiência do leitor, promovendo discussões enriquecedoras e diversificadas. Para garantir um ambiente respeitoso e acolhedor para todos, estabelecemos as seguintes normas para a postagem de comentários:
1. Respeito Mútuo
Tratamento Respeitoso: Trate todos os leitores, autores e comentaristas com respeito. Ataques pessoais, insultos ou comentários desrespeitosos não serão tolerados.
- **Diversidade de Opiniões:** Respeite a diversidade de opiniões. Argumente com civilidade e baseie seus comentários em fatos e lógica, não em preconceitos ou estereótipos.
2. Liberdade de Expressão
- Expressão de Ideias: Incentivamos a livre expressão de ideias e opiniões. No entanto, comentários que promovam ódio, violência ou discriminação de qualquer tipo não serão permitidos.
-Debate Saudável: Promova debates saudáveis e construtivos. Discordâncias são bem-vindas, desde que expressas de maneira respeitosa e fundamentada.
3. Relevância e Clareza
- Pertinência: Mantenha seus comentários relevantes ao tópico discutido no post. Comentários fora do contexto ou que desviem o foco do assunto podem ser removidos.
-Clareza e Objetividade: Seja claro e objetivo em seus comentários. Evite mensagens longas e confusas. Comente de maneira que outros leitores possam compreender facilmente seu ponto de vista.
4. Conduta Adequada
- Linguagem Apropriada: Use uma linguagem apropriada e evite palavrões, obscenidades ou conteúdo inapropriado. Comentários que contenham tais elementos serão removidos.
- Spam e Publicidade: Comentários considerados spam, autopromoção ou publicidade não serão aceitos. Se desejar divulgar algo, entre em contato com a administração do blog.
5. Privacidade e Segurança
- Informações Pessoais: Não compartilhe informações pessoais suas ou de terceiros nos comentários. Preze pela privacidade e segurança de todos os usuários.
- Denúncias: Caso encontre um comentário que viole estas normas, utilize a função de denúncia para que a equipe de moderação possa avaliar e tomar as devidas providências.
Consequências do Descumprimento
Comentários que não atendam às normas estabelecidas podem ser editados ou removidos pela equipe de moderação. Reincidências ou violações graves podem resultar na suspensão ou banimento do usuário.
Agradecemos sua cooperação e participação! Juntos, podemos construir um espaço de diálogo saudável, enriquecedor e respeitoso para todos.