A iniciativa foi implantada, inicialmente, na Colônia Penal Feminina de Buíque, no Agreste, onde reeducandas já realizaram o vestibular
Um novo Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP/PE) e a Faculdade Arnaldo Janssen, com sede em Minas Gerais, viabilizou a realização do primeiro vestibular na Colônia Penal Feminina de Buíque (CPFB), localizada no Agreste do estado, primeira unidade prisional contemplada com o acordo.
A prova de redação foi aplicada para oito pessoas privadas de liberdade (PPLs), nesta terça-feira (04/02), na escola da CPFB, com o tema “A conversa entre amigos e familiares foi substituída pelas redes sociais”. Das oito PPLs que participaram do processo seletivo, sete pretendem ingressar em Administração de Empresas e uma em Ciências Contábeis. O objetivo do ACT, que contempla todo o sistema prisional, é viabilizar às pessoas em privação de liberdade a oportunidade de concluírem o ensino superior visando seu crescimento intelectual, o acesso ao mercado de trabalho e a reinserção na sociedade.
Os cursos funcionam no formato ensino a distância e possuem carga horária de até quatro horas diárias de segunda a sexta-feira. O secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes, fala da importância dessa parceria para a pessoa em privação de liberdade. “Ao oferecer ensino superior dentro das unidades, estamos investindo não apenas no aprendizado acadêmico, mas na reconstrução de vidas. A educação transforma, quebra ciclos de criminalidade, fortalece a autoestima e abre caminhos para oportunidades que antes pareciam inalcançáveis”, afirmou Paes. Atualmente, a SEAP mantém parceiros para a oferta de cursos superiores, todos EAD, em cinco unidades prisionais.
"Foi um projeto pensado para que nós pudéssemos atender às demandas das PPLs com ensino médio e ansiosas por ter nível superior. Com a sensilbilidade do secretário Paulo Paes e, juntamente com a Gerência de Educação e Esportes da SEAP, conseguimos implementar a faculdade. Esse será um marco divisório na história da nossa unidade e estamos muito felizes em poder contribuir com esse avanço pessoal e profissional das PPLs e vê-las realizadas com a possibilidade real de um futuro digno”, afirmou a gerente da CPFB, Anna Karina Patriota.
O acordo prevê que a Faculdade Arnaldo Janssen deve conceder bolsas integrais de pelo menos 20% dos alunos matriculados por curso, que não tiverem condições de arcar com as despesas e que façam parte de grupos vulneráveis. A indicação dos beneficiados é feita pela gerência da unidade prisional. O prazo de vigência da parceria é de 60 meses.
“Para mim, a faculdade foi mais do que um sonho, é um cumprimento de uma promessa. Há anos que eu sonho em ingressar numa faculdade e graças a Deus e graças à Colônia eu vou conseguir realizar esse sonho, depois de quase 13 anos que eu estou aqui nesse lugar [na CPFB]. A faculdade vai ser uma grande porta de possibilidades porque quando eu sair eu pretendo abrir uma empresa”, contou a detenta da CPFB, B.C.O.S.
0 Comentários
Normas para Comentários no Blog
Bem-vindo ao nosso blog! Acreditamos que os comentários são uma parte essencial da experiência do leitor, promovendo discussões enriquecedoras e diversificadas. Para garantir um ambiente respeitoso e acolhedor para todos, estabelecemos as seguintes normas para a postagem de comentários:
1. Respeito Mútuo
Tratamento Respeitoso: Trate todos os leitores, autores e comentaristas com respeito. Ataques pessoais, insultos ou comentários desrespeitosos não serão tolerados.
- **Diversidade de Opiniões:** Respeite a diversidade de opiniões. Argumente com civilidade e baseie seus comentários em fatos e lógica, não em preconceitos ou estereótipos.
2. Liberdade de Expressão
- Expressão de Ideias: Incentivamos a livre expressão de ideias e opiniões. No entanto, comentários que promovam ódio, violência ou discriminação de qualquer tipo não serão permitidos.
-Debate Saudável: Promova debates saudáveis e construtivos. Discordâncias são bem-vindas, desde que expressas de maneira respeitosa e fundamentada.
3. Relevância e Clareza
- Pertinência: Mantenha seus comentários relevantes ao tópico discutido no post. Comentários fora do contexto ou que desviem o foco do assunto podem ser removidos.
-Clareza e Objetividade: Seja claro e objetivo em seus comentários. Evite mensagens longas e confusas. Comente de maneira que outros leitores possam compreender facilmente seu ponto de vista.
4. Conduta Adequada
- Linguagem Apropriada: Use uma linguagem apropriada e evite palavrões, obscenidades ou conteúdo inapropriado. Comentários que contenham tais elementos serão removidos.
- Spam e Publicidade: Comentários considerados spam, autopromoção ou publicidade não serão aceitos. Se desejar divulgar algo, entre em contato com a administração do blog.
5. Privacidade e Segurança
- Informações Pessoais: Não compartilhe informações pessoais suas ou de terceiros nos comentários. Preze pela privacidade e segurança de todos os usuários.
- Denúncias: Caso encontre um comentário que viole estas normas, utilize a função de denúncia para que a equipe de moderação possa avaliar e tomar as devidas providências.
Consequências do Descumprimento
Comentários que não atendam às normas estabelecidas podem ser editados ou removidos pela equipe de moderação. Reincidências ou violações graves podem resultar na suspensão ou banimento do usuário.
Agradecemos sua cooperação e participação! Juntos, podemos construir um espaço de diálogo saudável, enriquecedor e respeitoso para todos.