Esse é o terceiro mutirão realizado no espaço com apoio da Prefeitura do Recife. O primeiro resultou na implantação de uma farmácia viva, seguido pela criação de um pomar. Agora, a comunidade celebra o primeiro roçado, que será colhido durante as festas juninas.
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Agricultura Urbana, realizou, nesta segunda-feira (24), um mutirão de plantio de milho na Horta Comunitária Mãos de Milagres, no bairro do Ibura. Referência em agroecologia e segurança alimentar, a horta foi fortalecida com a ação, que contou com a participação ativa da comunidade. O objetivo foi ampliar a produção agroecológica e incentivar o cultivo sustentável no território.
Este é o sexto mutirão, e ainda há mais quatro programados. De acordo com a secretária executiva de Agricultura Urbana, Adriana Figueira, “Neste mês de março, como de costume, distribuímos sementes de milho crioulo para a população. Mas, este ano, trouxemos uma novidade: realizamos mutirões em diversos pontos da cidade, como creches, escolas, centros de saúde e hortas comunitárias. Essa iniciativa fortaleceu a conexão entre as pessoas e o poder público, promovendo participação e engajamento na construção de uma cidade mais sustentável.”
Para Josélia Firmino, 45 anos, moradora da comunidade há 35 anos, a iniciativa tem grande importância. "Quem cuida da horta somos nós, mulheres. Somos um coletivo de mais de 20 mulheres. E quem deu início a tudo foi Taciana. Sem ela, a horta não existiria", afirma, citando uma das vizinhas da comunidade à frente da iniciativa. Segundo Josélia, o grupo cultiva plantas medicinais, utilizadas como remédios, além de diversas hortaliças. "Nossa produção é voltada para beneficiar a própria comunidade. Como não tínhamos espaço, o posto de saúde cedeu essa área para que pudéssemos plantar", explica.
Esse é o terceiro mutirão realizado no espaço. O primeiro resultou na implantação de uma farmácia viva, seguido pela criação de um pomar. Agora, a comunidade celebra o primeiro roçado, que será colhido durante as festas juninas. O plantio incluiu milho em consórcio com feijão e jerimum, utilizando a técnica ancestral conhecida como Miupa, uma prática com mais de três mil anos de história.
"O milho cresce verticalmente, formando uma haste que serve de suporte para o feijão de corda, enquanto o jerimum atua como uma cobertura viva do solo. Essa interação evita o crescimento de ervas daninhas e outras plantas indesejadas, além de reduzir a incidência de parasitas. Uma planta ajuda a outra", explica a técnica em Agroecologia da Secretaria Executiva de Agricultura Urbana, Nathália Mesquita.
Nascida e criada na comunidade dos Milagres, Rafaela Souza, 32 anos, se envolveu no projeto aos poucos e, desde então, não parou mais. "Comecei a participar, fui gostando e pronto, até hoje estou por aqui", conta. Empolgada com a colheita, ela não esconde a ansiedade. "Estou doida para colher esses milhos, não vejo a hora! É a primeira vez que planto milho aqui, e o mais bonito é ver a comunidade toda envolvida, de adultos a crianças, todo mundo misturado. Até meus filhos participam! Um tem 15, outro 8 e o mais novo 4 anos. Eles brincam, plantam e, claro, também aprontam por aqui", diz, sorrindo
Fotos: Wagner Ramos/PCR
Assessoria de Imprensa
0 Comentários
Normas para Comentários no Blog
Bem-vindo ao nosso blog! Acreditamos que os comentários são uma parte essencial da experiência do leitor, promovendo discussões enriquecedoras e diversificadas. Para garantir um ambiente respeitoso e acolhedor para todos, estabelecemos as seguintes normas para a postagem de comentários:
1. Respeito Mútuo
Tratamento Respeitoso: Trate todos os leitores, autores e comentaristas com respeito. Ataques pessoais, insultos ou comentários desrespeitosos não serão tolerados.
- **Diversidade de Opiniões:** Respeite a diversidade de opiniões. Argumente com civilidade e baseie seus comentários em fatos e lógica, não em preconceitos ou estereótipos.
2. Liberdade de Expressão
- Expressão de Ideias: Incentivamos a livre expressão de ideias e opiniões. No entanto, comentários que promovam ódio, violência ou discriminação de qualquer tipo não serão permitidos.
-Debate Saudável: Promova debates saudáveis e construtivos. Discordâncias são bem-vindas, desde que expressas de maneira respeitosa e fundamentada.
3. Relevância e Clareza
- Pertinência: Mantenha seus comentários relevantes ao tópico discutido no post. Comentários fora do contexto ou que desviem o foco do assunto podem ser removidos.
-Clareza e Objetividade: Seja claro e objetivo em seus comentários. Evite mensagens longas e confusas. Comente de maneira que outros leitores possam compreender facilmente seu ponto de vista.
4. Conduta Adequada
- Linguagem Apropriada: Use uma linguagem apropriada e evite palavrões, obscenidades ou conteúdo inapropriado. Comentários que contenham tais elementos serão removidos.
- Spam e Publicidade: Comentários considerados spam, autopromoção ou publicidade não serão aceitos. Se desejar divulgar algo, entre em contato com a administração do blog.
5. Privacidade e Segurança
- Informações Pessoais: Não compartilhe informações pessoais suas ou de terceiros nos comentários. Preze pela privacidade e segurança de todos os usuários.
- Denúncias: Caso encontre um comentário que viole estas normas, utilize a função de denúncia para que a equipe de moderação possa avaliar e tomar as devidas providências.
Consequências do Descumprimento
Comentários que não atendam às normas estabelecidas podem ser editados ou removidos pela equipe de moderação. Reincidências ou violações graves podem resultar na suspensão ou banimento do usuário.
Agradecemos sua cooperação e participação! Juntos, podemos construir um espaço de diálogo saudável, enriquecedor e respeitoso para todos.