![]() |
Divulgação |
Aulas ocorrem dia 1º de abril em escolas do bairro da Várzea, no Recife, e fazem parte do projeto do show “Olho D’água; incentivo da PNAB Recife Multilinguagens, ações marcam o lançamento do disco homônimo
A rede pública de ensino tem um encontro marcado com a cultura e as sonoridades da música de Pernambuco: no dia 1º de abril, os artistas Jonatas Onofre e Nando Zé levarão a instituições de ensino do bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife, o projeto do show “Olho D’água”, projeto aprovado na PNAB Recife multilinguagens que tem foco em apresentar às alunas e alunos as inspirações sonoras que levaram às músicas que compõem o álbum.
"Olho d'Água" vem do canto, da procura por uma ancestralidade negra em diálogo com outras fontes, outros interesses sonoros e poéticos que estão para além do que se espera de um compositor preto e periférico em diálogo com um instrumentista que vem de outras vivências”, descreve Alexandehn, um dos produtores do álbum junto com a dupla.
“Daí a importância do encontro com Nando Zé, da sua chegada trazendo um toque diferente de sensibilidade e energia pro som, além do apuro técnico, da ousadia em recriar junto essa canção, principalmente o componente percussivo dessa ancestralidade, outra que ele consegue fazer dialogar com a minha voz e as minhas teclas. Quando chegaram os outros músicos que estão com a gente no disco e no show isso tudo se expandiu de maneira maravilhosa”, explica Jonatas.
As aulas ocorrerão na EREM Olinto Victor às 16h e às 19h, e depois na Escola Municipal Doutor Rodolfo Aureliano às 20h: serão abertas à comunidade escolar e mesclarão diálogo e música, uma aula dinâmica e cheia de sons: “Também abordaremos na aula essa coisa da trajetória do artista periférico, literalmente vizinho dos alunos do bairro; a luta para alcançar um palco oficial, o incentivo para aqueles que podem estar ali sonhando em trabalhar com arte um dia também…”, afirma Jonatas.
LANÇAMENTO DO CD
As aulas espetáculo são um aperitivo para o lançamento do CD, que ocorrerá dia 11/4, às 19h30, no Teatro Apolo. O disco “Olho D'água” é um projeto independente que vem sendo produzido desde meados de 2024.
As gravações foram feitas no Secreto Estúdio (Recife), sob os comandos técnicos de Pedro Bettin e com as participações especiais de André luiz (trompete) Luciano Emerson Leite (flauta, sax e clarinete) e Natalício Sales (percussão).
Com incentivo da PNAB Recife, através da Prefeitura do Recife, da Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura Cidade do Recife e Governo Federa, Jonatas e Nando viabilizaram o show de lançamento e as aulas espetáculos para levar o produto até onde artistas independentes nem sempre conseguem chegar: “A aula espetáculo ‘Olho d'Água: das pedras vermelhas aos rumos do mar’ será um passeio pelas nossas trajetórias, costurada pela apresentação ao vivo de algumas canções do disco. Ressaltando a importância do sertão como nascedouro do projeto e trazendo relatos tanto da vivência de Jonatas como produtor periférico, como das aventuras que eu, ele e Alexandehn (a trupe que circulou pelo interior com o espetáculo) vivemos até chegar à capital”, explica Nando Ze.
“Um dos objetivos principais desse encontro é estimular o surgimento de novos artistas no contexto da periferia onde as escolas estão inseridas”, finaliza Alexandehn.
Com produção dos próprios artistas em parceria com o produtor Alexandehn, fotos de Ralph Fernandes e arte da capa por Gust a partir de uma ilustração original de Felipe Lemos exclusiva para o projeto, o álbum estará nas plataformas dia 11 de abril de 2025. Antes, alguns singles serão lançados nas plataformas de forma avulsa: para ouvir basta pesquisar “Jonatas Onofre & Nando Zé”.
![]() |
Cartaz da aula espetáculo. |
Assessoria de Imprensa
Leonardo Lemos
0 Comentários
Normas para Comentários no Blog
Bem-vindo ao nosso blog! Acreditamos que os comentários são uma parte essencial da experiência do leitor, promovendo discussões enriquecedoras e diversificadas. Para garantir um ambiente respeitoso e acolhedor para todos, estabelecemos as seguintes normas para a postagem de comentários:
1. Respeito Mútuo
Tratamento Respeitoso: Trate todos os leitores, autores e comentaristas com respeito. Ataques pessoais, insultos ou comentários desrespeitosos não serão tolerados.
- **Diversidade de Opiniões:** Respeite a diversidade de opiniões. Argumente com civilidade e baseie seus comentários em fatos e lógica, não em preconceitos ou estereótipos.
2. Liberdade de Expressão
- Expressão de Ideias: Incentivamos a livre expressão de ideias e opiniões. No entanto, comentários que promovam ódio, violência ou discriminação de qualquer tipo não serão permitidos.
-Debate Saudável: Promova debates saudáveis e construtivos. Discordâncias são bem-vindas, desde que expressas de maneira respeitosa e fundamentada.
3. Relevância e Clareza
- Pertinência: Mantenha seus comentários relevantes ao tópico discutido no post. Comentários fora do contexto ou que desviem o foco do assunto podem ser removidos.
-Clareza e Objetividade: Seja claro e objetivo em seus comentários. Evite mensagens longas e confusas. Comente de maneira que outros leitores possam compreender facilmente seu ponto de vista.
4. Conduta Adequada
- Linguagem Apropriada: Use uma linguagem apropriada e evite palavrões, obscenidades ou conteúdo inapropriado. Comentários que contenham tais elementos serão removidos.
- Spam e Publicidade: Comentários considerados spam, autopromoção ou publicidade não serão aceitos. Se desejar divulgar algo, entre em contato com a administração do blog.
5. Privacidade e Segurança
- Informações Pessoais: Não compartilhe informações pessoais suas ou de terceiros nos comentários. Preze pela privacidade e segurança de todos os usuários.
- Denúncias: Caso encontre um comentário que viole estas normas, utilize a função de denúncia para que a equipe de moderação possa avaliar e tomar as devidas providências.
Consequências do Descumprimento
Comentários que não atendam às normas estabelecidas podem ser editados ou removidos pela equipe de moderação. Reincidências ou violações graves podem resultar na suspensão ou banimento do usuário.
Agradecemos sua cooperação e participação! Juntos, podemos construir um espaço de diálogo saudável, enriquecedor e respeitoso para todos.