![]() | |
|
“Recife Águas e Clima” visa conscientizar estudantes de 10 a 13 anos para a compreensão e enfrentamento dos impactos ambientais em cursos d´água
Na manhã desta quinta-feira (20), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), em parceria com o Centro de Estudos Avançados da Universidade Federal de Pernambuco (CEA-UFPE), lançou o projeto “Recife Águas e Clima”, voltado para o enfrentamento das mudanças climáticas e a conservação dos cursos d'água da cidade. A iniciativa tem como principal público estudantes entre 10 e 13 anos de escolas municipais situadas no entorno do Riacho Cavouco - com o objetivo de promover a compreensão e o enfrentamento dos impactos ambientais causados pela ação humana. Através de atividades interativas, oficinas científicas e debates, os estudantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre os desafios ambientais da cidade e desenvolver iniciativas voltadas para a preservação dos recursos hídricos do Recife.
O projeto será implementado ao longo do semestre com estudantes da Escola Municipal São Domingos e da Escola Municipal Engenho do Meio. As atividades incluem palestras, visitas a centros de pesquisa, debates e oficinas científicas, proporcionando um aprendizado dinâmico e envolvente. Além disso, atividades lúdicas de arte-educação ocorrerão tanto no ambiente escolar quanto em espaços externos, incluindo sessões de filmes e leituras conjuntas de textos fundamentais.
O lançamento do “Recife Águas e Clima” aconteceu no auditório da SMAS e contou com a participação de Alfredo Pena-Vega, professor e investigador em socioecologia do Instituto Interdisciplinar de Antropologia Contemporânea (IIAC) e membro fundador do Pacto Global de Jovens pelo Clima (GYCP-ONU); Adriana Kataoka, professora associada da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e coordenadora nacional do GYCP-ONU; Cida Guilherme, professora do PROFICIAM da UFPE; e Maria de Jesus de Britto, professora de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE. A ação combina objetivos do Plano Recife das Águas e utiliza a metodologia do Pacto Global de Jovens pelo Clima (GYCP-ONU), integrando as iniciativas de Educação Ambiental da SMAS.
"Dez anos após o início do projeto, percebemos que a situação climática mudou e vivemos uma nova era. Nossa intenção sempre foi abordar a crise climática como uma forma de antecipar os desafios do futuro", destacou Alfredo Pena-Vega durante o lançamento. "Nosso projeto não tem o objetivo de formar especialistas em mudança climática. Ele é uma iniciativa política, voltada para a conscientização sobre a nova realidade climática e ecológica que vivemos hoje. Para construir e mobilizar novas visões de futuro, precisamos preparar as novas gerações, capacitando-as para antecipar os impactos que estão por vir", completou.
“Trata-se de uma ação que reafirma o compromisso da Prefeitura do Recife com a Educação Ambiental e a construção de um futuro mais sustentável para a cidade”, ressalta o secretário municipal de Meio Ambiente, Oscar Barreto.
0 Comentários
Normas para Comentários no Blog
Bem-vindo ao nosso blog! Acreditamos que os comentários são uma parte essencial da experiência do leitor, promovendo discussões enriquecedoras e diversificadas. Para garantir um ambiente respeitoso e acolhedor para todos, estabelecemos as seguintes normas para a postagem de comentários:
1. Respeito Mútuo
Tratamento Respeitoso: Trate todos os leitores, autores e comentaristas com respeito. Ataques pessoais, insultos ou comentários desrespeitosos não serão tolerados.
- **Diversidade de Opiniões:** Respeite a diversidade de opiniões. Argumente com civilidade e baseie seus comentários em fatos e lógica, não em preconceitos ou estereótipos.
2. Liberdade de Expressão
- Expressão de Ideias: Incentivamos a livre expressão de ideias e opiniões. No entanto, comentários que promovam ódio, violência ou discriminação de qualquer tipo não serão permitidos.
-Debate Saudável: Promova debates saudáveis e construtivos. Discordâncias são bem-vindas, desde que expressas de maneira respeitosa e fundamentada.
3. Relevância e Clareza
- Pertinência: Mantenha seus comentários relevantes ao tópico discutido no post. Comentários fora do contexto ou que desviem o foco do assunto podem ser removidos.
-Clareza e Objetividade: Seja claro e objetivo em seus comentários. Evite mensagens longas e confusas. Comente de maneira que outros leitores possam compreender facilmente seu ponto de vista.
4. Conduta Adequada
- Linguagem Apropriada: Use uma linguagem apropriada e evite palavrões, obscenidades ou conteúdo inapropriado. Comentários que contenham tais elementos serão removidos.
- Spam e Publicidade: Comentários considerados spam, autopromoção ou publicidade não serão aceitos. Se desejar divulgar algo, entre em contato com a administração do blog.
5. Privacidade e Segurança
- Informações Pessoais: Não compartilhe informações pessoais suas ou de terceiros nos comentários. Preze pela privacidade e segurança de todos os usuários.
- Denúncias: Caso encontre um comentário que viole estas normas, utilize a função de denúncia para que a equipe de moderação possa avaliar e tomar as devidas providências.
Consequências do Descumprimento
Comentários que não atendam às normas estabelecidas podem ser editados ou removidos pela equipe de moderação. Reincidências ou violações graves podem resultar na suspensão ou banimento do usuário.
Agradecemos sua cooperação e participação! Juntos, podemos construir um espaço de diálogo saudável, enriquecedor e respeitoso para todos.