![]() |
Superintendente da Sudene, Danilo Cabral, junto à equipe técnica da UFCG. Foto: Elvis Aleluia (Ascom/Sudene) |
Autarquia firma cooperação com o Observatório da Caatinga e da Desertificação, da UFCG, para integração de informações e funcionalidades
A Sudene dá mais um passo para a criação da plataforma de dados do Nordeste. A iniciativa contará com ambientes georreferenciados, painéis de monitoramento de indicadores estratégicos, integração com bancos de dados, ferramentas de análise e visualização, além de produtos como boletins e aplicações multitemáticas. Nesta quarta-feira (19), a Autarquia formalizou a cooperação com o Observatório da Caatinga e da Desertificação (OCA), vinculado à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), para integrar novas informações e funcionalidades.
A previsão é de que o lançamento ocorra até junho deste ano. A parceria com o OCA, segundo o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, busca proporcionar uma visão territorial mais estratégica, especialmente em relação ao semiárido e às mudanças climáticas. “Queremos integrar dados, produzir análises que possam contribuir para o fortalecimento das políticas públicas e para a tomada de decisões dos setores público e produtivo, e temos buscado parceiros que nos ajudem na criação desse hub”, afirmou o gestor.
A primeira etapa para a construção da plataforma foi a parceria entre a Sudene e o IBGE, formalizada por meio de um acordo de cooperação técnica para o compartilhamento de dados e a instalação da Casa Brasil IBGE Sudene na sede da Autarquia. Agora, com a parceria com o OCA, novas funcionalidades e elementos serão incorporados à plataforma. O investimento total é de R$ 350 mil.
“A missão da UFCG é produzir conhecimento de vanguarda e transformar a vida das pessoas, o que se alinha à missão da Sudene. Por isso, essa conexão entre as duas instituições é fundamental para atuarmos em prol do desenvolvimento regional”, destacou o reitor Camilo Farias. O coordenador do OCA, John Cunha, reforçou a importância de reunir as diversas camadas de dados existentes, como os socioeconômicos e ambientais, em um único espaço que se torne referência para a Região.
O Data Nordeste alinha-se às atribuições da Sudene, que envolvem a proposição de políticas diferenciadas para a Região, aplicadas por meio de instrumentos como o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) e fundos de desenvolvimento regional. Nesse contexto, os programas, projetos e ações da Sudene subsidiam diretamente a estruturação da plataforma. Temas como desenvolvimento socioeconômico e produtivo, inovação, infraestrutura, sustentabilidade, segurança hídrica, meio ambiente, entre outros, estarão presentes na plataforma, que trará um conjunto robusto de análises e propostas contextualizadas para o Nordeste brasileiro e a área de atuação da Sudene.
Ascom Sudene
0 Comentários
Normas para Comentários no Blog
Bem-vindo ao nosso blog! Acreditamos que os comentários são uma parte essencial da experiência do leitor, promovendo discussões enriquecedoras e diversificadas. Para garantir um ambiente respeitoso e acolhedor para todos, estabelecemos as seguintes normas para a postagem de comentários:
1. Respeito Mútuo
Tratamento Respeitoso: Trate todos os leitores, autores e comentaristas com respeito. Ataques pessoais, insultos ou comentários desrespeitosos não serão tolerados.
- **Diversidade de Opiniões:** Respeite a diversidade de opiniões. Argumente com civilidade e baseie seus comentários em fatos e lógica, não em preconceitos ou estereótipos.
2. Liberdade de Expressão
- Expressão de Ideias: Incentivamos a livre expressão de ideias e opiniões. No entanto, comentários que promovam ódio, violência ou discriminação de qualquer tipo não serão permitidos.
-Debate Saudável: Promova debates saudáveis e construtivos. Discordâncias são bem-vindas, desde que expressas de maneira respeitosa e fundamentada.
3. Relevância e Clareza
- Pertinência: Mantenha seus comentários relevantes ao tópico discutido no post. Comentários fora do contexto ou que desviem o foco do assunto podem ser removidos.
-Clareza e Objetividade: Seja claro e objetivo em seus comentários. Evite mensagens longas e confusas. Comente de maneira que outros leitores possam compreender facilmente seu ponto de vista.
4. Conduta Adequada
- Linguagem Apropriada: Use uma linguagem apropriada e evite palavrões, obscenidades ou conteúdo inapropriado. Comentários que contenham tais elementos serão removidos.
- Spam e Publicidade: Comentários considerados spam, autopromoção ou publicidade não serão aceitos. Se desejar divulgar algo, entre em contato com a administração do blog.
5. Privacidade e Segurança
- Informações Pessoais: Não compartilhe informações pessoais suas ou de terceiros nos comentários. Preze pela privacidade e segurança de todos os usuários.
- Denúncias: Caso encontre um comentário que viole estas normas, utilize a função de denúncia para que a equipe de moderação possa avaliar e tomar as devidas providências.
Consequências do Descumprimento
Comentários que não atendam às normas estabelecidas podem ser editados ou removidos pela equipe de moderação. Reincidências ou violações graves podem resultar na suspensão ou banimento do usuário.
Agradecemos sua cooperação e participação! Juntos, podemos construir um espaço de diálogo saudável, enriquecedor e respeitoso para todos.