Artigo

Advogado explica prática ilegal de salário PAGO “extra folha” ou “por fora”

 

Clailton Baracho-Divulgação

Ao pagar valores “extra folha” ou “por fora” do acordado no contrato, a empresa acaba por reduzir os custos trabalhistas, de forma que ela pagará menos impostos. 

Início de ano é sinônimo de mudanças e recolocação no mercado de trabalho para quem está buscando uma nova oportunidade. Há quem queira também mudar de emprego, o que leva o trabalhador a aceitar uma parte da remuneração por fora da carteira de trabalho. Essa prática comum adotada por alguns empregadores é chamada de salário “extra folha” ou “por fora” em que o valor pago não consta no contracheque, prejudicando o trabalhador.

De acordo com o advogado, Clailton Baracho, isto acontece, pois, ao pagar valores por fora do acordado no contrato, a empresa acaba por reduzir os custos trabalhistas, de forma que ela pagará menos impostos e os valores devido ao funcionário não sofre as devidas repercussões. “É preciso entender que a remuneração paga ao empregado funciona como base do salário de contribuição do trabalhador, que o empregador deve obrigatoriamente realizar junto ao Instituto Nacional do Seguro Social”, esclarece, acrescentando que essa prática é TOTALMENTE ilegal.

Neste sentido, quando não se registra devidamente os valores pagos, os direitos como férias, FGTS, décimo terceiro e aviso prévio sofrem redução, consequentemente diminui os encargos da empresa. Por isso, essa prática é ilegal como previsto no art. 9.º da CLT.

Em suma, os direitos trabalhistas devidos ao empregado, são proporcionais ao salário que lhe é pago, todavia, é preciso entender que só será considerado na base de cálculo desses benefícios de proteção ao trabalhador, o valor que está registrado no contracheque e na carteira de trabalho do empregado.

Desta forma, ao calcular o valor devido ao funcionário nesses direitos, não será contabilizado as quantias pagas por fora, de modo que o empregado recebe um valor menor do que deveria. “O funcionário que constatar essa prática ilegal na empresa, deve procurar um advogado especialista para regularizar seus direitos”, conclui.

 

SERVIÇO:

Instagram: @cmbaracho

Site: www.barachoadvogados.com.br

 

Assessoria de Imprensa-Patrícia França

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Estoques de vacinas estão garantidos no Rio Grande do Sul

     ‌ Não há registros de falta de imunizantes e medicamentos na região atingida pelas enchentes…

5 horas ago

Operação especial de ônibus para o jogo entre Sport x Avaí (SC)

A partida entre Sport x Avaí (SC) pelo Campeonato Brasileiro de Futebol 2024, que acontece…

18 horas ago

CTTU monta bloqueio de trânsito na Zona Sul em função de obra da Compesa

  Serviço de implantação de rede abastecimento de água começa a partir da segunda-feira (20)…

18 horas ago

PUBLICIDADE

18 horas ago

Bolsa Família chega a 1,5 milhão de famílias no Pernambuco em maio

     ‌ Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 675,13. Cronograma de pagamentos…

1 dia ago

Hospital Veterinário do Recife oferece tratamento para esporotricose em gatos

Tutores poderão buscar a emergência ou marcar a consulta por telefone; medicação, após confirmação por…

1 dia ago