Categories: ArtigoRECIFE

Oftalmologista alerta para diagnóstico precoce do ceratocone

Dra. Marcela Valença – oftalmologista IOR / Divulgação

Campanha Junho Violeta segue até fim do mês. Doença atinge principalmente adolescentes e adultos jovens

 

A campanha Junho Violeta de combate ao Ceratocone segue até o final deste mês, alertando especialmente adolescentes e adultos jovens sobre essa doença distrófica e progressiva que atinge a córnea. “Em uma primeira consulta, a condição pode ser confundida com miopia ou astigmatismo. Por isso, é essencial que o paciente fique atento aos sintomas, que podem ser visão embaçada, formação de imagens borradas, distorcidas ou com fantasmas, além de sensibilidade à luz e formação de halos em torno de lâmpadas ou outras fontes de luminosidade”, orienta a oftalmologista Marcela Valença, especializada em córnea, catarata e cirurgia refrativa, no Instituto de Olhos do Recife (IOR).

O histórico familiar é um fator de risco importante para a doença, que geralmente atinge pessoas até os 30 ou 40 anos. “A hereditariedade deve ser levada em consideração, pois se um dos pais tem ceratocone, é indicado consultar o oftalmologista periodicamente. Quem é alérgico também tem mais predisposição para desenvolver ceratocone”, explica a médica.

Embora a ciência tenha desenvolvido vários métodos para garantir uma boa visão a quem tem ceratocone, o diagnóstico precoce é indispensável para combater a doença. “As consultas com o oftalmologista são essenciais, desde a primeira infância, porque quanto mais cedo o paciente for diagnosticado, mais chances ele tem de estabilizar o avanço da enfermidade”, recomenda a doutora Marcela.

ORIGEM – Existem diversos fatores que influenciam o aparecimento e a evolução do Ceratocone, que afeta a estrutura da córnea. “A doença enfraquece o colágeno e faz com que a córnea se afine e deforme, adquirindo formato de cone”, esclarece a oftalmologista. Além do fator genético, alguns estudos associam a origem a fatores ambientais ou celulares.

Outros ligam a enfermidade ao ato de coçar os olhos, o que é bastante comum, especialmente entre pessoas alérgicas. “Não se deve coçar os olhos, principalmente agora, em que o paciente pode se contaminar com o coronavírus e desenvolver um quadro de conjuntivite, em que há o risco de coçar mais os olhos e desencadear ou agravar o ceratocone”, aconselha.

ESTÁGIOS – A doença tem vários estágios. No inicial, há uma baixa da visão, que pode ser corrigida com o uso de óculos ou lentes de contato. “Nos casos mais avançados, quando além do ceratocone o paciente tem alto grau de miopia, é necessário usar lentes intraoculares fácicas, implantadas dentro dos olhos, ou mesmo realizar um transplante de córnea”, explica a médica.

Há várias técnicas cirúrgicas que possibilitam o tratamento do ceratocone. Uma delas é o implante de segmentos de anéis intracorneanos. Outras envolvem o transplante lamelar anterior, em que se troca apenas a porção anterior da córnea, e o transplante lamelar penetrante, em que se substitui toda a espessura da córnea. “O mais recente procedimento é o crosslinking de colágeno com riboflavina, também conhecido como CXL. Essa cirurgia é a mais indicada em casos iniciais e consiste em fazer ligações no colágeno da córnea, aumentando sua resistência e diminuindo a progressão da doença”, destaca a oftalmologista.

 

Serviço:

 

Dra. Marcela Valença

Especialista em córnea, catarata e cirurgia refrativa
Instituto de Olhos do Recife
(81) 2122.5000

 

Veronica Fox
GCI Comunicação

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Governo confirma calendário de pagamento do Bolsa Família para junho com antecipação para áreas de calamidade

  Beneficiários afetados por desastres naturais terão prioridade no pagamento, enquanto demais famílias seguirão o…

10 horas ago

Alunos do Jaboatão participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

  Estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Vidal de Negreiros, participaram na última sexta-feira…

11 horas ago

Prefeitura do Recife abre licenciamento para os festejos juninos

  Inscrições para barracas de roupas, adereços e fogos de artifício, além dos polos para…

12 horas ago

Alan Barros, da Faturepag, faz palestra no evento varejista “Mercado em Foco”, no Paraná

  Nesta terça-feira, 21 de maio, o CEO da Faturepag, Alan Barros, marca presença no…

14 horas ago

PUBLICIDADE

21 horas ago

Treinador da APA é convocado para o Campeonato Sul-Americano de Corrida de Rua no Paraguai

O técnico da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), Marciano Barros, foi convocado para integrar a…

1 dia ago