Categories: Artigo

Scania reúne lideranças empresariais e especialistas em debate sobre a sustentabilidade como resposta à crise da COVID-19

 

Image by anncapictures from Pixabay

 

Evento online, entre 19 e 23 de outubro, terá uma temática por dia; programação gira em torno da aceleração das ações para enfrentar as mudanças climáticas e o caminho para uma retomada ‘verde’, com foco em inovação, redução da poluição e uma economia de baixo carbono

Ainda sem vacina, a pandemia do Novo Coronavírus mantém o mundo sob alerta. Aos poucos, a humanidade se ajusta a uma nova realidade e a uma deterioração econômica que levará gerações para superar. “Se sustentabilidade não era uma opção, mas uma necessidade, 2020 e os efeitos da pandemia reafirmaram aquilo que a ciência apontava: a urgência em descarbonizar o planeta”, diz o presidente e CEO da Scania Latin America, Christopher Podgorski.

“Temos a nossa frente a oportunidade e a responsabilidade de emergir desta crise a partir de uma economia ‘verde’ e resiliente, e para falar sobre isto convidamos parceiros – líderes empresariais, acadêmicos e autoridades – que estão nesta mesma jornada”, conta o executivo.  Estas vozes se encontram na agenda do Sustainable Talks, evento que acontece entre 19 e 23 de outubro, transmitido no canal do YouTube da Scania no Brasil (youtube.com/ScaniaBrasil).

Em sua segunda edição, a iniciativa tem como objetivo fomentar a Agenda 2030 e reforçar ações para o atingimento das metas do Acordo de Paris. “A Scania segue trabalhando para tornar o ecossistema de transporte e logística sustentável e, apesar do ano desafiador e cercado de incertezas, não desviamos do nosso propósito. Ao contrário, reforçamos nosso compromisso aderindo ao Science Based Targets, atingimos a meta de ter operações industriais livres de energia de origem fóssil e entramos no mercado de títulos verdes na Europa”, conta Patricia Acioli, responsável por Relações Corporativas da Scania Latin America. “Se por um lado a pandemia acelerou muitas mudanças que estavam a caminho, por outro nos obrigou a parar e refletir: o antigo normal não era sustentável!”, destaca.

O evento traz como pano de fundo a possibilidade de enfrentarmos os problemas a partir de uma nova relação entre empresas, governos, academia e sociedade civil. “Sustentabilidade não é estratégia. É imperativo ético e meio de sobrevivência”, afirma Christopher. “Estamos trabalhando para que esta retomada vá além da forma convencional de se fazer negócios, vencendo o chamado “business as usual”, completa.

Com participação de especialistas do Brasil e da Colômbia, o Sustainable Talks vai promover a troca de boas práticas entre os convidados. “Investimos em espaço para troca de experiência de alto nível, colocando a sustentabilidade onde ela deve estar: no topo da prioridade”, diz Mats Gunnarsson, Presidente da Scania Commercial Operations Americas. “Temos orgulho de oferecer aos nossos stakeholders informações úteis e valiosas sobre como promover mudanças no mundo dos negócios que estão diretamente relacionadas à sustentabilidade. Na Scania estamos comprometidos com nosso papel de líderes em transporte sustentável e, especialmente em deixar um mundo melhor para as próximas gerações”, completa.

Driving the shift – Sustainable Talks 2020 está divido em cinco painéis, um por dia, começando com os efeitos das mudanças climáticas na saúde da população, passando por uma conversa sobre investimentos sustentáveis e ESG (acrônimo para Ambiental, Social e Governança), chegando a um encontro sobre o impacto da sustentabilidade na sociedade e as parcerias que podem transformá-la, até a retomada verde. O evento se encerra no dia 23, com o painel “CEOs para Sustentabilidade”, um bate-papo entre Christopher Podgorski e CEOs de outras empresas.

Sustainable Talks 2020 será transmitido ao vivo pelo Youtube da Scania Brasil. Os interessados podem se inscrever no link: https://axacoair.se/go?8cZon3gM.

Para mais informações sobre o evento, acesse o link:

https://www.scania.com/latinamerica/pt/home/Scania-Latinamerica/Sustentabilidade/Sustainable-talks.html

Agenda Sustainable Talks 2020
Data: 19 a 23 de outubro
Horário: 10h30 às 12h00
Local: Youtube da Scania Brasil

Painéis

– Segunda-feira, 19 de outubro, de 10h30 às 12h00
Tema do painel: Impacto das mudanças climáticas na saúde
Os altos índices de emissões de gases, poluição sonora e geração de resíduos se configuram como um complexo desafio no gerenciamento ambiental, e interferem diretamente na qualidade de vida e saúde da população, em especial nos grandes centros urbanos. Segundo o Ministério da Saúde, as mortes no Brasil em decorrência da poluição atmosférica aumentaram 14% em dez anos. Não bastasse o aumento de doenças respiratórias, infarto e AVC, casos de câncer e de doenças infecciosas, alguns dos efeitos do aquecimento global no corpo humano, a Covid-19 evidenciou o quanto clima e saúde estão conectados. A questão é urgente. O nosso convite é para que você participe de um bate-papo essencial sobre os desafios, avanços e ações necessárias para mudar este cenário. Aqui e Agora.

– Terça-feira, 20 de outubro, de 10h30 às 12h00
Tema do painel: Investimento sustentáveis
Sustentabilidade não é uma opção, mas uma necessidade. As evidências dos riscos associados às mudanças climáticas e os impactos nos negócios estão forçando empresas a rever suas premissas de longo prazo. A Agenda mundial em torno do Acordo de Paris faz necessário um ‘reset’ na forma de pensar, investir e buscar financiamento. Os princípios ESG (sigla para práticas ambientais, sociais e de governança) estão levando os investidores a apostar em empresas que passam a colocar a sustentabilidade como parte da estratégia. E novas formas de financiamento surgem para garantir que projetos verdes saiam do papel. A questão é cada vez mais atual e necessária.

O nosso convite é para que você participe de um debate essencial sobre os desafios, avanços e ações necessárias para mudar este cenário. Aqui e Agora.

– Quarta-feira, 21 de outubro, de 10h30 às 12h00
Tema do painel: Impactos na sociedade, parcerias para transformar
Em meio à crise da COVID-19, assistimos o setor privado se mobilizar em torno de parcerias e iniciativas para mitigar as consequências sociais e econômicas causadas pela pandemia. Apesar de um futuro ainda incerto, o papel das empresas em sua atuação frente à Agenda 2030 ganha novo contorno. Será hora de trocar a palavra protagonismo por colaboração? Como as parcerias podem alavancar mudanças? O nosso convite é para que você participe de um debate essencial sobre os desafios, avanços e ações necessárias para impulsionar um mundo melhor – com desenvolvimento sustentável. Aqui e Agora.

– Quinta-feira, 22 de outubro, de 10h30 às 12h00
Tema do painel: Retomada Verde
Ser igual ao que fomos ontem não será mais possível. Em meio à emergência das mudanças climáticas, à transição de tecnologias e a novos modelos de negócios, fomos assolados por uma pandemia sem precedentes. Descartado o ‘business as usual’, como seguiremos? Quais as respostas que as empresas darão em sua contribuição para moldar o mundo de hoje e do amanhã? As oportunidades e o desafios da sustentabilidade serão tema de um debate essencial, em que você é o nosso convidado

– Sexta-feira, 23 de outubro, de 10h30 às 12h00
Tema do painel: CEO para a sustentabilidade
Qual o legado você vai querer deixar para seus filhos e para sociedade? Com esta pergunta vamos percorrer as perspectivas de presente e futuro em torno da sustentabilidade. Vamos entender como empresas e indivíduos podem contribuir para tornar o mundo melhor em um encontro, franco e aberto, entre CEOs, que vão falar sobre práticas, desafios, e inspiração para o desenvolvimento sustentável.

Sobre a Scania

A Scania, referência mundial em soluções de transporte sustentável, é um dos principais fabricantes de caminhões pesados, de ônibus e de motores industriais e marítimos. Os serviços têm participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional. Com 51,2 mil colaboradores, a empresa está presente em mais de 100 países, com linhas de produção na Europa, Ásia e América Latina e com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2019, a receita líquida da Scania alcançou 152,4 bilhões de coroas suecas e o lucro líquido do exercício, após a dedução de impostos, foi de 12,3 bilhões de coroas suecas.

Para mais informações sobre a Scania acessewww.scania.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA SCANIA LATIN AMERICA

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Grande Recife Consórcio de Transporte faz mudança provisório do TI Igarassu

A partir de amanhã (10), o Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, vai realizar…

2 dias ago

Prefeitura do Recife desobstrui cursos d’água em Boa Viagem

Ação coordenada pelo COP e que contou com atuação de diversas secretarias coibiu o descarte…

2 dias ago

CTTU promove capacitação de agentes de trânsito para coleta de dados de sinistros

Iniciativa visa garantir a qualidade das informações e a promoção de políticas efetivas de segurança…

2 dias ago

Procon do Jaboatão alerta consumidores sobre golpes na hora de comprar o presente das mães

  O Dia das Mães será comemorado neste domingo (12), e esta é uma das…

3 dias ago

Ouvidoria do Jaboatão dos Guararapes inicia Projeto Escola Cidadã

  A Prefeitura do Jaboatão, por meio da Ouvidoria, está dando início ao Projeto Escola…

3 dias ago

Com novo aumento de equipes, futsal do Recife Bom de Bola inicia jogos nesta quarta (8), no Geraldão

  Dois confrontos darão início ao calendário de 2024 da categoria.  Para o campo, inscrições…

3 dias ago