Categories: Notícias

Colorindo o Recife finaliza ciclo de oficinas educativas

 

O Projeto Colorindo o Recife, programa da Prefeitura do Recife, promovido pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), chega à fase final de oficinas. Até sexta, a Escola São Cristóvão, na Guabiraba, recebe oficina ministrada pela grafiteira Thabata Vila Real. Na sexta, chega a vez do Centro Clarice Linspector, que vai receber a oficina sob o comando da artista Tatiana Naara. 

 

“O objetivo é levar a arte urbana e o conhecimento das técnicas do grafite como forma de fomentar o protagonismo do cidadão na inclusão social e no empreendedorismo.”, comenta Ana Paula Vilaça, Secretária municipal de Turismo, Esportes e Lazer. O Colorindo Recife já realizou 11 oficinas de pintura em grafiti, com uma média de 30 participantes, cada. 

 

 Além das práticas, os oficineiros vão conhecer um pouco do universo do grafite com aulas teóricas, que abordam temas como: Grafitti: Arte ou Cultura? Movimento Cultural Hip Hop, seus elementos e história; Sociedade: Violência, Opressão, Preconceito, Direitos Civis, Ética; Cultura de Paz, Raça e Prevenção às drogas; Periferia, Favela ou Comunidade; Grafitti empreendedor: portfólio, currículo, redes sociais, fotografia; Patrimônio Público e Privado; Desenho: Camadas e Formas.

 

Mulheres

No Centro de Referência Clarice Lispector as oficinas serão voltadas para as usuárias do serviço. Tatiana Naara, grafiteira convidada pelo Colorindo, conduz a pintura do muro do Clarice,  a partir das 8h,  ensinando técnicas de grafitagem e estimulando conversas sobre valorização da autoestima da mulher, junto a equipe do Centro. O Clarice é um equipamento voltado para o combate ao feminicídio e a violência contra a mulher. No espaço, as mulheres em situação de violência podem ser orientadas e acompanhadas por uma equipe multidisciplinar de advogadas, psicólogas e assistentes sociais. O serviço é gratuito e funciona de segunda à sexta, das 7h às 19h.

 

Colorindo o Recife

O Projeto está ainda na fase de conclusão de mais cinco intervenções na cidade: uma no caminho que dá acesso ao Parque de Esculturas de Brennand, completando o conjunto de três painéis pintados pelo artista Shell Osmo, uma no hospital Helena Moura, com um grafiti lúdico e voltado para o público usuário do hospital pintado pelo grafiteiro Thiago Teas, outro painel no centro esportivo Motocolombo, um equipamento da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer que ganhará uma pintura do artista Joubert Albuquerque, outra no Terminal Integrado de Passageiros, que fica na Iputinga, pintada pelo artista Boris e que terá um tema voltado para igualdade, além do Skate Park de Boa Viagem, que terá pinturas em Grafiti 3D assinadas pelo artista Julio Bacelar. 

 

Karina Ferreira
Gerente de Relações com a Imprensa
Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Estoques de vacinas estão garantidos no Rio Grande do Sul

     ‌ Não há registros de falta de imunizantes e medicamentos na região atingida pelas enchentes…

17 horas ago

Operação especial de ônibus para o jogo entre Sport x Avaí (SC)

A partida entre Sport x Avaí (SC) pelo Campeonato Brasileiro de Futebol 2024, que acontece…

1 dia ago

CTTU monta bloqueio de trânsito na Zona Sul em função de obra da Compesa

  Serviço de implantação de rede abastecimento de água começa a partir da segunda-feira (20)…

1 dia ago

Bolsa Família chega a 1,5 milhão de famílias no Pernambuco em maio

     ‌ Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 675,13. Cronograma de pagamentos…

2 dias ago

Hospital Veterinário do Recife oferece tratamento para esporotricose em gatos

Tutores poderão buscar a emergência ou marcar a consulta por telefone; medicação, após confirmação por…

2 dias ago