Notícias

Com 108 cidades abaixo da meta de vacinação contra pólio, Pernambuco lança campanha de incentivo

 

Vacinação contra a Pólio – Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaboatão

Situação é mais crítica em quatro cidades do Estado, que não alcançaram ainda 50%

Com o Estado ainda abaixo da meta de cobertura da vacinação contra a poliomielite, o Governo de Pernambuco lançou, nesse domingo (23), campanha para incentivar e reforçar a imunização do público infantil. Atualmente, a proteção de crianças pernambucanas contra a doença, que não tem casos no Brasil desde 1990, é de 82,5% – a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95%.

Dos 184 municípios pernambucanos, 77 atingiram a meta de 95% de cobertura preconizada pelo órgão federal. Outros 104 estão com percentual igual ou menor que 94% de cobertura e quatro cidades estão com 50% de cobertura ou com percentual abaixo da metade: Paulista (27,34%), Cortês (45,42%), São Lourenço da Mata (47,89%) e Barreiros (49,49%) [veja a cobertura em todas as cidades no final do texto].

O material de mídia alerta a sociedade para o risco da reintrodução de doenças no Estado em decorrência da baixa adesão à vacinação.

O material lançado pela gestão estadual, que tem como mote “riscos invisíveis”, contempla filme para TV, spot de rádio, carro de som e peças para blogs e outras mídias digitais e deve circular até o final do mês, coincidindo com o encerramento das campanhas de Multivacinação e de Imunização contra a Poliomielite, que termina no dia 31 de outubro.

Ao todo, o Estado aplicou 444.720 doses da vacina da pólio em crianças de 1 a 4 anos de idade, o público-alvo da campanha. Há 538.868 crianças nessa aixa etária.

Assista ao vídeo da campanha:

O percentual atual de cobertura por faixa etária está em 87,2% nas crianças de 4 anos (117.004 doses aplicadas); seguido dos pequenos com um ano de idade (84,77% – 108.898 doses aplicadas); crianças de 3 anos (79,28%, sendo 109.845 doses aplicadas); e pequenos com 2 anos de idade (79,15% – 108.973 doses aplicadas).

“Estamos vivendo um momento de grande risco de reintrodução do vírus da poliomielite no País e no Estado em decorrência do aumento de número de casos em outros países e por causa das baixas coberturas vacinais registradas, principalmente entre os nossos pequenos. Outras doenças, como o sarampo, a rubéola, a coqueluche e a difteria também podem voltar se não vacinarmos nossas crianças”, reforça o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Ainda segundo Longo, pais e cuidadores devem estar atentos a esses riscos invisíveis e proteger seus filhos. “A medida de prevenção e controle mais eficaz contra essas enfermidades, sem dúvidas, é a vacinação”, completou o secretário.

Na estratégia de multivacinação, a população-alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. São ofertadas a proteção contra várias doenças imunopreveníveis, como: hepatites A e B, rotavírus humano, BCG, pneumocóccica, pentavalente, meningocócica, febre amarela, tríplice viral, varicela e DTP.

Veja cobertura vacinal por municípios:

Fonte: Folha de Pernambuco

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Banco do Nordeste recebe prêmio internacional por programa de apoio a startups

   A Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide) concedeu ao Banco do Nordeste…

15 horas ago

Balanço de operações de crédito feitas por bancos federais em 2023 disponível no portal ComunicaBR

  Os dados, que serão divulgados amanhã (17), mostram os valores financiados por essas instituições,…

16 horas ago

Prefeitura e IPHAN firmam parceria para requalificação de espaços históricos do Recife

  Os projetos irão contemplar o conjunto histórico do Carmo, a igreja de São José…

16 horas ago

Escola Pública Pernambucana conquista a Copa América de Bandas e Fanfarras

  O encanto da Banda Marcial da Escola de Referência em Ensino Médio Rosa de…

1 dia ago

Defesa Civil do Estado e Prefeitura do Jaboatão realizam 1º Simulado de Desastres em Jardim Monte Verde

  A Secretaria de Defesa Social (SDS), Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do…

1 dia ago

Prefeitura leva mutirão Todos Pelo Recife para o Ibura neste sábado (18)

Ação vai congregar serviços gratuitos à população de diversas secretarias e órgãos municipais, como emissão…

1 dia ago