Publicidade


Com 108 cidades abaixo da meta de vacinação contra pólio, Pernambuco lança campanha de incentivo

24 out 2022|Postado em:Notícias

 

Vacinação contra a Pólio – Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaboatão

Situação é mais crítica em quatro cidades do Estado, que não alcançaram ainda 50%

Com o Estado ainda abaixo da meta de cobertura da vacinação contra a poliomielite, o Governo de Pernambuco lançou, nesse domingo (23), campanha para incentivar e reforçar a imunização do público infantil. Atualmente, a proteção de crianças pernambucanas contra a doença, que não tem casos no Brasil desde 1990, é de 82,5% – a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95%.

Dos 184 municípios pernambucanos, 77 atingiram a meta de 95% de cobertura preconizada pelo órgão federal. Outros 104 estão com percentual igual ou menor que 94% de cobertura e quatro cidades estão com 50% de cobertura ou com percentual abaixo da metade: Paulista (27,34%), Cortês (45,42%), São Lourenço da Mata (47,89%) e Barreiros (49,49%) [veja a cobertura em todas as cidades no final do texto].

O material de mídia alerta a sociedade para o risco da reintrodução de doenças no Estado em decorrência da baixa adesão à vacinação.

O material lançado pela gestão estadual, que tem como mote “riscos invisíveis”, contempla filme para TV, spot de rádio, carro de som e peças para blogs e outras mídias digitais e deve circular até o final do mês, coincidindo com o encerramento das campanhas de Multivacinação e de Imunização contra a Poliomielite, que termina no dia 31 de outubro.

Ao todo, o Estado aplicou 444.720 doses da vacina da pólio em crianças de 1 a 4 anos de idade, o público-alvo da campanha. Há 538.868 crianças nessa aixa etária.

Assista ao vídeo da campanha:

O percentual atual de cobertura por faixa etária está em 87,2% nas crianças de 4 anos (117.004 doses aplicadas); seguido dos pequenos com um ano de idade (84,77% – 108.898 doses aplicadas); crianças de 3 anos (79,28%, sendo 109.845 doses aplicadas); e pequenos com 2 anos de idade (79,15% – 108.973 doses aplicadas).

“Estamos vivendo um momento de grande risco de reintrodução do vírus da poliomielite no País e no Estado em decorrência do aumento de número de casos em outros países e por causa das baixas coberturas vacinais registradas, principalmente entre os nossos pequenos. Outras doenças, como o sarampo, a rubéola, a coqueluche e a difteria também podem voltar se não vacinarmos nossas crianças”, reforça o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Ainda segundo Longo, pais e cuidadores devem estar atentos a esses riscos invisíveis e proteger seus filhos. “A medida de prevenção e controle mais eficaz contra essas enfermidades, sem dúvidas, é a vacinação”, completou o secretário.

Na estratégia de multivacinação, a população-alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. São ofertadas a proteção contra várias doenças imunopreveníveis, como: hepatites A e B, rotavírus humano, BCG, pneumocóccica, pentavalente, meningocócica, febre amarela, tríplice viral, varicela e DTP.

Veja cobertura vacinal por municípios:

Fonte: Folha de Pernambuco

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: