Notícias

Contribuintes podem destinar parte do Imposto de Renda para beneficiar o tratamento de idosos com câncer

 

Foto: Luana Luz

A Declaração do Imposto de Renda (IR) 2024 pode ser entregue entre os dias 15 de março até o dia 31 de maio, conforme estabelecido pela Receita Federal. Serão 77 dias para prestar as contas com o leão, mas também uma oportunidade para o contribuinte utilizar a sua declaração para ajudar uma causa social, sem pagar nada mais por isso, proporcionando impacto direto em projetos locais de grande importância e da sua escolha.

Normalmente, a totalidade do imposto devido de cada cidadão vai para a União. Quem declara IRPF no modelo Completo, no entanto, pode escolher o destino de 6% daquela soma, direcionando-a até 3% para cada Fundo, como o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife, onde o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) tem projetos aprovadosO HCP é responsável pelo tratamento de 50% da população em tratamento contra o câncer em Pernambuco através do SUS, sendo os idosos mais da metade do total de pacientes atendidos.

Como fazer a destinação para o tratamento de idosos

No sistema, basta escolher a declaração completa, ou seja, por “deduções legais”, escolher a ficha “doações direto na declaração”, o tipo de Fundo (idoso) e o município (Recife). O próprio sistema indica o limite disponível para destinação, basta preencher o campo com o valor e imprimir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF). O pagamento do DARF deve ser feito até a data de vencimento da primeira quota ou quota única do imposto. Este valor será deduzido do valor do imposto a ser pago ou acrescido no valor a ser restituído.

Por fim, é necessário enviar o comprovante de pagamento para o Hospital de Câncer de Pernambuco através do e-mail doacao@hcp.org.br ou whatsapp (81) 3217.8004, só assim o HCP poderá solicitar o repasse desse valor para a instituição. Isso acontece porque o contribuinte não está fazendo uma doação, mas indicando o destino de parte do seu imposto pago durante o ano para uma localidade e causa do seu interesse. “Assim o contribuinte tem autonomia do seu próprio dinheiro, podendo beneficiar instituições do seu município e prestar uma ajuda social para quem mais precisa sem gastar nada a mais”, explica Juliane Carvalho, gerente de captação de recursos e doações do HCP.

Os recursos recebidos pelo Hospital de Câncer de Pernambuco são destinados a proporcionar toda estrutura necessária ao tratamento, como a realização de exames, consultas clínicas e multidisciplinares, cirurgias, medicamentos e demais procedimentos assistenciais essenciais para o melhor resultado do paciente, inclusive para a produção das refeições, oferecidas também aos acompanhantes.

 

Assessoria de Imprensa
HCP – Hospital de Câncer de Pernambuco
Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Prefeitura do Recife regulariza 1.819 lotes na Mustardinha

Em mais uma etapa do Programa A Casa É Sua, a gestão municipal garante a…

1 dia ago

Mães e filhos se desenvolvem juntos no Aria Social e projeto Casa de Maria

  Enquanto os filhos estão no contraturno de arte-educação no Aria Social, as mães são…

2 dias ago

Amupe sedia oficina sobre Reforma Tributária para gestores municipais

  O evento foi promovido pela Confederação Nacional de Municípios   Um dia de orientações…

2 dias ago

Jogo Sport x Brusque (SC) terá operação especial de ônibus

A partida pelo Campeonato Brasileiro de Futebol 2024 entre Sport x Brusque (SC), que vai acontecer amanhã (11), às…

2 dias ago

Grande Recife Consórcio de Transporte faz mudança provisório do TI Igarassu

A partir de amanhã (10), o Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, vai realizar…

3 dias ago

Prefeitura do Recife desobstrui cursos d’água em Boa Viagem

Ação coordenada pelo COP e que contou com atuação de diversas secretarias coibiu o descarte…

3 dias ago