Categories: Notícias

Cursos gratuitos para jovens dentro do Projeto Casa Virtual

Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude oferece atividades voltadas para as mulheres, o idioma e a cultura negra

A Casa Virtual – projeto da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude – inicia nova série de atividades gratuitas para os jovens pernambucanos. Desta vez, o Governo do Estado vai disponibilizar vagas de cursos com temas diversos. São eles: Direitos das Mulheres, Espanhol e Introdução à História e Cultura Africana e Afro brasileira.

Para executar o projeto Casa Virtual, a pasta formou parceria com entidade públicas e privadas para disponibilizar vagas gratuitas para cursos, palestras, oficinas e atividades. Tudo oferecido via internet. Entre os parceiros, a Coordenadoria de Igualdade Racial; a Secretaria Executiva de Segmentos Sociais e a ONG Diversa.

Para participar das atividades ofertadas, o jovem deve acessar o endereço eletrônico da Secretaria de Desenvolvimento Social Criança e Juventude (www.sdscj.pe.gov.br) e verificar a oferta de cursos e número de vagas periodicamente. No mesmo endereço, ele poderá fazer a inscrição, indicando em que tipo de atividade quer se encaixar. A gerência de Juventude receberá o formulário de inscrição e vai direcionar os dados do interessado para o entidade que estará promovendo a oferta das vagas o curso, palestra ou oficina ofertado.

O Mini Curso de Direitos das Mulheres: Dialogando com as Juventudes para construção da Justiça de Gênero, terá carga horária de 10h e será ministrada pela professora Elba Ravane. Ao todo, serão cinco sábados, a partir do dia 12 de setembro, das 14h às 16h.

Entre os assuntos do conteúdo programático, “A luta das mulheres para conquista de marcos legais”; “Direitos das Mulheres na Legislação Brasileira”; “Políticas Públicas para Garantia de Direitos”; “Juventudes e Diversidade das Mulheres Jovens, Adolescentes e Meninas” e “Justiça de Gênero”.

Já o minicurso de espanhol será ministrado por  Bianca Lucena, terá 30h e abordará os assuntos bases como alfabeto español, apresentação pessoal, falsos cognatos, expressões idiomáticas, expressões úteis, e  comunicação com nativos da língua. Dentro do assunto central será o espanhol no dia a dia, o mercado de trabalho e uma espécie de preparativo para o vestibular. As aulas começam no próximo dia 14 e será nas segundas, quartas e sextas-feiras.

Para abordar a cultura negra, a Casa Virtual coloca na programação o curso de História e Cultura africana e Afro brasileira com enfoque na lei 10.639 de janeiro de 2003. Será abordada a educação das relações étnico raciais e a efetivação  e importância do Marco Legal. O curso terá a supervisão da coordenadora estadual de Igualdade Racial, Mãe Lúcia de Oyá, e será realizado nos dias 21, 23 e 25 de setembro, das 14h às 16h.

ASCOM

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Estoques de vacinas estão garantidos no Rio Grande do Sul

     ‌ Não há registros de falta de imunizantes e medicamentos na região atingida pelas enchentes…

11 horas ago

Operação especial de ônibus para o jogo entre Sport x Avaí (SC)

A partida entre Sport x Avaí (SC) pelo Campeonato Brasileiro de Futebol 2024, que acontece…

23 horas ago

CTTU monta bloqueio de trânsito na Zona Sul em função de obra da Compesa

  Serviço de implantação de rede abastecimento de água começa a partir da segunda-feira (20)…

24 horas ago

PUBLICIDADE

24 horas ago

Bolsa Família chega a 1,5 milhão de famílias no Pernambuco em maio

     ‌ Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 675,13. Cronograma de pagamentos…

1 dia ago

Hospital Veterinário do Recife oferece tratamento para esporotricose em gatos

Tutores poderão buscar a emergência ou marcar a consulta por telefone; medicação, após confirmação por…

1 dia ago