Notícias

PIS e Caixa Tem: Saiba como resgatar o abono salarial pelo aplicativo

 

Entenda o passo a passo para sacar o benefício do Programa de Integração Social e as soluções quando há dificuldades no processo

O PIS (Programa de Integração Social) é um benefício destinado aos brasileiros que trabalham sob o regime de contratação da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). O abono salarial, que funciona como uma espécie de ‘décimo quarto’, pode ser resgatado através do Caixa Tem, o app de poupança da Caixa Econômica Federal.

A ferramenta foi criada em 2020, por conta da pandemia do Covid-19. Na ocasião, o Governo Federal precisava pagar o Auxílio Emergencial para as famílias que ficaram sem renda. Contudo, o isolamento social para conter o vírus fez com que as pessoas precisassem ficar em casa. Então, o Caixa Tem foi responsável por pagar o benefício.

Atualmente, o app paga o PIS, FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), Bolsa Família, entre outros. Saiba o que fazer quando não é possível resgatar o abono salarial pelo app.

Não consigo sacar o PIS pelo Caixa Tem, o que fazer ?

Antes de mais nada é importante deixar claro que o PIS é gerenciado pela Caixa. Como já dito antes, a estatal paga o benefício através do app Caixa Tem. Quem recebe o PASEP, por sua vez, pode movimentar o abono salarial pelo BB PASEP, do Banco do Brasil. Apesar de ambos serem abonos e possuírem as mesmas regras, são destinados a públicos diferentes. O Programa de Integração Social aos trabalhadores CLT e o PASEP, aos servidores.

Então, para poder movimentar o PIS pela internet, o trabalhador precisa ter um cadastro no Caixa Tem. Isso pode ser feito por meio da instalação do app, que está disponível nas lojas virtuais dos dispositivos, como Apple Store (IOS) e Google Play Store (Android). Caso a pessoa prefira, pode acessar a versão web da página do banco, por meio deste link: https://www.caixa.gov.br/caixatem/Paginas/default.aspx.

Quem não consegue movimentar o benefício pelo Caixa Tem, provavelmente, precisa atualizar o app. Mesmo que o banco diga que o procedimento não é obrigatório, coloca uma série de empecilhos para quem não o faz. A medida, de acordo com a estatal, garante a segurança dos usuários.

Para atualizar o Caixa Tem, basta abrir o app. Em seguida, clicar na caixa de ‘atualizar cadastro’, que aparece na tela inicial, após o login. Então, irá aparecer uma caixa, com as informações da atualização. Basta clicar em ‘Entendi’ e confirmar ou editar os dados apresentados. E pronto, será possível resgatar o PIS. Caso o processo não funcione, o abono pode ser movimentado em uma agência física da Caixa.

Veja quem pode resgatar o abono

A nova parcela do PIS foi liberada para os trabalhadores de maio e junho. Para ter acesso, é importante ter atuado por, no mínimo, 30 dias no ano-base de 2021. Além do mais, a categoria precisa receber até dois salários mínimos. Outro critério é estar inscrito no programa há, ao menos, cinco anos. Por fim, o trabalhador precisa estar com todas as suas informações atualizadas na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

 

Fonte: Pronatec

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Governo confirma calendário de pagamento do Bolsa Família para junho com antecipação para áreas de calamidade

  Beneficiários afetados por desastres naturais terão prioridade no pagamento, enquanto demais famílias seguirão o…

2 horas ago

Alunos do Jaboatão participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

  Estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Vidal de Negreiros, participaram na última sexta-feira…

4 horas ago

Prefeitura do Recife abre licenciamento para os festejos juninos

  Inscrições para barracas de roupas, adereços e fogos de artifício, além dos polos para…

4 horas ago

Alan Barros, da Faturepag, faz palestra no evento varejista “Mercado em Foco”, no Paraná

  Nesta terça-feira, 21 de maio, o CEO da Faturepag, Alan Barros, marca presença no…

7 horas ago

PUBLICIDADE

14 horas ago

Treinador da APA é convocado para o Campeonato Sul-Americano de Corrida de Rua no Paraguai

O técnico da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), Marciano Barros, foi convocado para integrar a…

21 horas ago