Publicidade


PIS e Caixa Tem: Saiba como resgatar o abono salarial pelo aplicativo

20 abr 2023|Postado em:Notícias

 

Entenda o passo a passo para sacar o benefício do Programa de Integração Social e as soluções quando há dificuldades no processo

O PIS (Programa de Integração Social) é um benefício destinado aos brasileiros que trabalham sob o regime de contratação da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). O abono salarial, que funciona como uma espécie de ‘décimo quarto’, pode ser resgatado através do Caixa Tem, o app de poupança da Caixa Econômica Federal.

A ferramenta foi criada em 2020, por conta da pandemia do Covid-19. Na ocasião, o Governo Federal precisava pagar o Auxílio Emergencial para as famílias que ficaram sem renda. Contudo, o isolamento social para conter o vírus fez com que as pessoas precisassem ficar em casa. Então, o Caixa Tem foi responsável por pagar o benefício.

Atualmente, o app paga o PIS, FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), Bolsa Família, entre outros. Saiba o que fazer quando não é possível resgatar o abono salarial pelo app.

Não consigo sacar o PIS pelo Caixa Tem, o que fazer ?

Antes de mais nada é importante deixar claro que o PIS é gerenciado pela Caixa. Como já dito antes, a estatal paga o benefício através do app Caixa Tem. Quem recebe o PASEP, por sua vez, pode movimentar o abono salarial pelo BB PASEP, do Banco do Brasil. Apesar de ambos serem abonos e possuírem as mesmas regras, são destinados a públicos diferentes. O Programa de Integração Social aos trabalhadores CLT e o PASEP, aos servidores.

Então, para poder movimentar o PIS pela internet, o trabalhador precisa ter um cadastro no Caixa Tem. Isso pode ser feito por meio da instalação do app, que está disponível nas lojas virtuais dos dispositivos, como Apple Store (IOS) e Google Play Store (Android). Caso a pessoa prefira, pode acessar a versão web da página do banco, por meio deste link: https://www.caixa.gov.br/caixatem/Paginas/default.aspx.

Quem não consegue movimentar o benefício pelo Caixa Tem, provavelmente, precisa atualizar o app. Mesmo que o banco diga que o procedimento não é obrigatório, coloca uma série de empecilhos para quem não o faz. A medida, de acordo com a estatal, garante a segurança dos usuários.

Para atualizar o Caixa Tem, basta abrir o app. Em seguida, clicar na caixa de ‘atualizar cadastro’, que aparece na tela inicial, após o login. Então, irá aparecer uma caixa, com as informações da atualização. Basta clicar em ‘Entendi’ e confirmar ou editar os dados apresentados. E pronto, será possível resgatar o PIS. Caso o processo não funcione, o abono pode ser movimentado em uma agência física da Caixa.

Veja quem pode resgatar o abono

A nova parcela do PIS foi liberada para os trabalhadores de maio e junho. Para ter acesso, é importante ter atuado por, no mínimo, 30 dias no ano-base de 2021. Além do mais, a categoria precisa receber até dois salários mínimos. Outro critério é estar inscrito no programa há, ao menos, cinco anos. Por fim, o trabalhador precisa estar com todas as suas informações atualizadas na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

 

Fonte: Pronatec

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: