Notícias

Primavera em Pernambuco: saiba o que esperar da estação no estado

 

Primavera, a estação das flores, começa nesta quinta-feira (22) com expectativa de temperaturas mais altas — Foto: Reprodução/TV Globo

Período que marca a transição entre inverno e verão tem início nesta quinta-feira (22). Segundo Apac, tendência é de dias mais quentes.

primavera começa nesta quinta-feira (22) e, com ela, o fim do período chuvoso em Pernambuco, segundo Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac). Com a chegada da estação, os dias devem ser mais longos e quentes, com maior incidência de radiação solar, explicou a meteorologista Aparecida Fernandes.

No começo da estação das flores, a meteorologista afirmou que ainda podem ser registradas temperaturas mais baixas durante a madrugada, principalmente em locais de maior altitude, como Agreste e Zona da Mata.

Apesar da nebulosidade ainda estar presente, ao longo do dia, a tendência é que os moradores do estado sintam mais calor e “mormaço”.

“Nas primeiras horas da madrugada, pode ocorrer chuva, mas muito rápida e em poucos dias. A previsão para os próximos dias é de continuidade de sol e aumento das temperaturas. É começar a se preparar, porque o calor vai começar bem forte”, disse Aparecida Fernandes.

A explicação para o frio ter durado um pouco mais este ano em Pernambuco está na presença do fenômeno La Niña. Ao contrário de sua contraparte El Niño, ele favorece a ocorrência de mais chuvas porque as águas do oceano Atlântico permanecem mais aquecidas do que o normal, segundo a meteorologista.

Com o predomínio de sol no estado, a previsão para a Região Metropolitana é de temperatura máxima em torno dos 30°C e umidade relativa do ar em torno de 60% ao longo da primeira semana de primavera. Segundo a meteorologista, a região mais afetada pelo calor será o Sertão pernambucano.

“Aqui [RMR] a gente vai começar a ter aqueles dias mais abafados, com aquele mormaço que é comum. Já no Sertão, as temperaturas ficam acima de 37°C. É muito quente. No Agreste, a temperatura máxima fica em torno de 33°C”, explicou a Aparecida.

A meteorologista disse que, coma primavera, o Sertão passa a ser mais afetado pelo calor porque a região tem maior retenção da radiação solar. No litoral, a proximidade com o oceano ajuda a equilibrar as temperaturas.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a primavera vai até o dia 21 de dezembro e a tendência é de chuvas acima da média para toda a região Nordeste por causa do fenômeno La Niña e do padrão de águas mais aquecidas próximo à costa. Já as temperaturas devem ficar próximas e acima da média.

Fonte: g1 PE

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Grande Recife Consórcio de Transporte faz mudança provisório do TI Igarassu

A partir de amanhã (10), o Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, vai realizar…

2 dias ago

Prefeitura do Recife desobstrui cursos d’água em Boa Viagem

Ação coordenada pelo COP e que contou com atuação de diversas secretarias coibiu o descarte…

2 dias ago

CTTU promove capacitação de agentes de trânsito para coleta de dados de sinistros

Iniciativa visa garantir a qualidade das informações e a promoção de políticas efetivas de segurança…

3 dias ago

Procon do Jaboatão alerta consumidores sobre golpes na hora de comprar o presente das mães

  O Dia das Mães será comemorado neste domingo (12), e esta é uma das…

3 dias ago

Ouvidoria do Jaboatão dos Guararapes inicia Projeto Escola Cidadã

  A Prefeitura do Jaboatão, por meio da Ouvidoria, está dando início ao Projeto Escola…

3 dias ago

Com novo aumento de equipes, futsal do Recife Bom de Bola inicia jogos nesta quarta (8), no Geraldão

  Dois confrontos darão início ao calendário de 2024 da categoria.  Para o campo, inscrições…

3 dias ago