Categories: Notícias

Projeto São Francisco: Paraíba e Pernambuco devem começar a receber pagamento em outubro

 

Legenda: Cerca de 12 milhões de pessoas serão beneficiadas em 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte quando todas a estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação
Foto: Divulgação/Governo Federal

Para o Ceará e o Rio Grande do Norte, há previsão de período de testes antes do início do pagamento

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) anunciou, nesta quinta-feira (29), que o início do pagamento para para Paraíba e Pernambuco, beneficiários do Projeto de Integração do Rio São Francisco, está previsto para outubro deste ano. Para o Ceará e o Rio Grande do Norte, há previsão de período de testes antes do início do pagamento.

Também nesta quinta-feira (29), a pasta e os governos dos estados atendidos pela obra assinaram um pré-acordo para definir critérios contratuais para início da operação comercial dos serviços de operação e manutenção do sistema.

OBRAS COMPLEMENTARES

Por meio do pré-acordo, o Governo Federal se compromete em concluir as obras complementares ao Projeto de Integração, como o Ramal e a Adutora do Agreste, em Pernambuco, o Ramal do Apodi, no Rio Grande do Norte, o Ramal do Salgado, no Ceará, e o Ramal do Piancó, na Paraíba.

Entre as diretrizes negociadas entre o Governo Federal e os estados, está o pagamento escalonado pelas unidades federativas, começando por 5% do valor total e chegando a 100% no quinto ano – com o restante dos custos sendo arcados pela União nesse período.

‘MELHORIA DE VIDA’

Para o governador Camilo Santana, a parceria firmada entre a União e os estados do Nordeste que serão beneficiados pelas águas do ‘Velho Chico’ vai garantir a perenidade e melhor funcionamento das estruturas do empreendimento.

“Esse compromisso é a garantia da sustentabilidade do Projeto São Francisco. Essa é uma obra importantíssima para o crescimento e desenvolvimento da região e, principalmente, para darmos condições de melhoria de vida para quem mora nas zonas rurais do Nordeste”, observou.

PROJETO SÃO FRANCISCO

No total, o Projeto de Integração do Rio São Francisco soma 477 quilômetros de extensão e é o maior empreendimento hídrico do Brasil.

Quando todas a estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas serão beneficiadas em 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Os investimentos da União em todo o Projeto São Francisco já alcançaram R$ 12 bilhões.

O Eixo Leste tem 217 quilômetros de extensão, está em funcionamento desde 2017 e abastece 1,4 milhão de pessoas em 46 cidades pernambucanas e paraibanas.

O Eixo Norte do Projeto tem 260 quilômetros de extensão. Todas as estruturas responsáveis pela passagem de água até o Reservatório Caiçara, na Paraíba, estão concluídas, restando apenas 8 quilômetros de canais até o reservatório Engenheiro Ávidos e serviços complementares que não comprometem a pré-operação. O total de execução física do trecho é 97,84%.

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Estoques de vacinas estão garantidos no Rio Grande do Sul

     ‌ Não há registros de falta de imunizantes e medicamentos na região atingida pelas enchentes…

10 horas ago

Operação especial de ônibus para o jogo entre Sport x Avaí (SC)

A partida entre Sport x Avaí (SC) pelo Campeonato Brasileiro de Futebol 2024, que acontece…

23 horas ago

CTTU monta bloqueio de trânsito na Zona Sul em função de obra da Compesa

  Serviço de implantação de rede abastecimento de água começa a partir da segunda-feira (20)…

23 horas ago

PUBLICIDADE

23 horas ago

Bolsa Família chega a 1,5 milhão de famílias no Pernambuco em maio

     ‌ Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 675,13. Cronograma de pagamentos…

1 dia ago

Hospital Veterinário do Recife oferece tratamento para esporotricose em gatos

Tutores poderão buscar a emergência ou marcar a consulta por telefone; medicação, após confirmação por…

1 dia ago