Categories: RECIFE

Centro de Referência Clarice Lispector passa a atender mulheres vítimas de violência em novo endereço no Recife

O Centro de Referência Clarice Lispector mudou de localização e passou a atender mulheres vítimas de violência doméstica ou sexista na Rua Doutor Silva Ferreira, no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife . Anteriormente, o espaço funcionava no bairro da Boa Vista, também no Centro da cidade.

O atendimento foi descentralizado e também pode ser solicitado em três unidades dos Centros Comunitários da Paz (Compaz) localizadas na capital pernambucana (veja lista mais abaixo).

De acordo com a gerente de Prevenção e Enfrentamento à Violência do Recife, Avani Santana, o serviço é voltado para todas as mulheres que moram na cidade. No caso do Centro de Referência, o atendimento é 24 horas.

“A mulher, além de ser acolhida pela equipe técnica, é também acompanhada em suas demandas legais para registro de boletim de ocorrência. Ela tem acompanhamento psicoterápico, para superação das consequências e sequelas da violência, e também acompanhamento social”, afirmou Avani.

No novo endereço, uma sala de acolhimento infantil foi criada para a recepção de crianças que precisam acompanhar a mulher vítima de violência até o local. A gerente explicou que, independentemente do tipo de agressão sofrida, não é necessário que um boletim de ocorrência já tenha sido registrado para que a mulher procure o espaço e receba o atendimento.

“A mulher pode nos procurar assim que ela perceber que está correndo risco. Ela vai ter aqui toda a orientação e vai ser encaminhada para garantir a sua segurança e o seu bem-estar. […] A nossa equipe estará aqui para fortalecê-la, para que ela crie as condições de romper o ciclo da violência”, declarou.

Espaço de acolhimento infantil dentro do Centro de Referência Clarice Lispector, no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

A semana de inauguração do novo endereço é simbólica, já que, no sábado (7), completam-se 15 anos da criação da Lei Maria da Penha, que foi um marco histórico na luta brasileira contra a violência à mulher.

“A violência não começa com um tapa nem um empurrão. Ela começa com um xingamento, com um mau-trato que vai se agravando. Nós trabalhamos na perspectiva de impedir que a violência chegue nas vias mais difíceis, ou seja, na violência física e, consequentemente, no feminicídio”, disse.

Nas unidades do Compaz, o atendimento oferecido é um primeiro acolhimento nas Salas da Mulher, espaços dedicados à orientação sobre os direitos e serviços disponíveis para a vítima. As unidades do Compaz que oferecem o atendimento são:

  • Compaz Eduardo Campos, no bairro de Alto Santa Terezinha, na Zona Norte;
  • Compaz Dom Helder Câmara, no bairro do Coque, no Centro;
  • Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste.

 

Para o atendimento remoto, foram disponibilizados telefones para as mulheres receberem orientações sobre o que fazer em caso de violência. Os números são 0800 281 0107 (ligação gratuita) e o plantão de WhatsApp 24 horas: (81) 99488-6138.

Há também o número 180, através do qual são oferecidas escuta e acolhida às mulheres em situação de violência e que funciona em todo o território nacional. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes.

Fonte: G1 

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Grande Recife Consórcio de Transporte faz mudança provisório do TI Igarassu

A partir de amanhã (10), o Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, vai realizar…

20 horas ago

Prefeitura do Recife desobstrui cursos d’água em Boa Viagem

Ação coordenada pelo COP e que contou com atuação de diversas secretarias coibiu o descarte…

1 dia ago

CTTU promove capacitação de agentes de trânsito para coleta de dados de sinistros

Iniciativa visa garantir a qualidade das informações e a promoção de políticas efetivas de segurança…

2 dias ago

Procon do Jaboatão alerta consumidores sobre golpes na hora de comprar o presente das mães

  O Dia das Mães será comemorado neste domingo (12), e esta é uma das…

2 dias ago

Ouvidoria do Jaboatão dos Guararapes inicia Projeto Escola Cidadã

  A Prefeitura do Jaboatão, por meio da Ouvidoria, está dando início ao Projeto Escola…

3 dias ago

Com novo aumento de equipes, futsal do Recife Bom de Bola inicia jogos nesta quarta (8), no Geraldão

  Dois confrontos darão início ao calendário de 2024 da categoria.  Para o campo, inscrições…

3 dias ago