Publicidade


Recife anuncia ampliação de funcionamento de centro de acolhimento a mulheres vítimas de violência para 24 horas

9 mar 2021|Postado em:RECIFE

 

Centro de Referência Clarice Lispector fica no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife — Foto: Google Street View/Reprodução

 

Anúncio foi feito na segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher, e abrange também a descentralização do atendimento, com um espaço do centro em cada unidade do Compaz.

O Centro de Referência Clarice Lispector, espaço da prefeitura do Recife que oferece atendimento a mulheres vítimas da violência doméstica e sexista, vai passar a funcionar 24 horas e de maneira descentralizada, com unidades em cada Centro Comunitário da Paz (Compaz) da cidade.

Nesse centro, localizado no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife, as mulheres são acolhidas e orientadas por uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogas, assistentes sociais, advogadas e educadoras sociais. Todo o serviço é gratuito e, até então, funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Essa ampliação foi anunciada pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB), nesta segunda-feira (8), data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A prefeitura não soube informar quando esse novo horário de funcionamento do centro entra em vigor.

O prefeito também assinou dois decretos municipais com medidas para fortalecer políticas e ampliar os serviços para as mulheres da cidade. Um cria a Câmara Técnica Municipal de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher, e o outro institui o Núcleo Institucional de Mulheres Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

Essa câmara busca monitorar políticas públicas e analisar os índices de violência contra a mulher para orientar ações de enfrentamento a serem desenvolvidas pela prefeitura.

Ela é composta de representantes das secretarias da Mulher, de Direitos Humanos, Saúde, Segurança Urbana, Desenvolvimento Social, Juventude e Políticas sobre Drogas, Educação, Trabalho e Qualificação Profissional, do Centro de Referência Clarice Lispector e da Brigada Maria da Penha.

Com relação ao núcleo, o objetivo é “orientar as estratégias de ação para implementação de políticas públicas de gênero, diversidade e sexualidade, fortalecendo a intersetorialidade na gestão”, conforme informado pela prefeitura, em nota.

Além disso, a prefeitura encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto de lei que torna a Cooperativa Ecovida Palha de Arroz, composta exclusivamente de mulheres, entidade de utilidade pública, o que a deixa isenta de algumas taxas e impostos.

Acompanhadas pela Secretaria da Mulher do Recife desde 2014, as cooperadas tiveram as atividades formalizadas em forma de cooperativa em 2018. Antes disso, as mulheres trabalhavam de forma avulsa, em bairros como Arruda e Campo Grande.

A cooperativa é formada por 15 mulheres, que fazem a separação dos resíduos a serem reciclados. “Foram arrecadadas, entre agosto de 2020 até agora, mais de duas toneladas de plástico, material que seria descartado de forma irregular, poluindo o ecossistema da cidade”, informou a prefeitura, em nota.

Números do centro

Localizado no número 470 da Rua Bernardo Guimarães, o Centro de Referência Clarice Lispector dispõe de um disque-orientação (o Liga, Mulher), que funciona de segunda à sexta, das 8h às 18h, através de uma ligação gratuita para o número 0800 2810107.

Durante a pandemia do novo coronavírus, começou a funcionar o serviço de WhatsApp 24 horas, através do número (81) 99488-6138. O objetivo é “facilitar o acesso de mulheres que poderiam estar confinadas em casa com homens agressores e não tinham como chegar ao serviço”.

Fonte: G1 PE
Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: