RECIFE

Mutirão dos superendividados do Procon-PE segue até esta sexta (17)

Mais de 100 consumidores procuraram o órgão para realizar acordos nos dois primeiros dias da ação. (Procon/PE)

Para auxiliar os consumidores pernambucanos a iniciar 2022 livres das dívidas e negativação, o Procon Pernambuco segue, até esta sexta-feira (17), com o Mutirão dos Superendividados, em sua sede, localizada no Centro do Recife, das 8h às 14h. A ação, que teve início na quinta-feira (09), atendeu 150 consumidores nos dois primeiros dias. O objetivo do mutirão é auxiliar as pessoas que estão em situação de endividamento ofertando negociações com empresas de telefonia, bancos, Celpe, Compesa e IPTU com as prefeituras do Recife, Olinda e Jaboatão.

Para o atendimento, é preciso agendar previamente pelo site (www.procon.pe.gov.br), mas caso o consumidor não consiga, ele será direcionado pela equipe para que o seu caso seja verificado. É necessário apresentar os documentos originais e cópias de identificação (RG e CPF) e comprovante de residência, além da comprovação da dívida. O consumidor também deverá apresentar o comprovante da vacina contra a Covid-19, segundo o decreto do Governo do Estado nº 51.864/2021.

“Orientamos os consumidores que não deixem de perder essa oportunidade de quitar suas dívidas. Sabemos que a pandemia trouxe prejuízos financeiros para todos e o Mutirão dos Superendividados vem como uma ação de extrema importância, pois oferece benefícios aos pernambucanos que pretendem se livrar dos débitos”, orienta a gerente Geral do Procon/PE, Danyelle Sena.

Moradora de Olinda, Maria da Conceição, realizou na última sexta-feira (10), o seu acordo com a Compesa. “Eu tinha uma dívida de quase R$ 6 mil e consegui baixar para R$ 444,70. Foi muito bom, me senti muito bem acolhida”, comenta a consumidora.

Dados do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) mostram que no início de 2021 mais de 60 milhões de brasileiros estavam endividados, a metade na categoria de superendividados. Em julho deste ano, foi sancionada a lei 8.078 do Código de Defesa do Consumidor que estabelece condições mais justas para a quitação das obrigações financeiras. O intuito, segundo o documento, é que o cidadão seja inserido na vida social novamente, levando em consideração que o superendividamento acarreta prejuízos não só financeiros, mas também psicológicos.

O Procon-PE ressalta que os atendimentos nas outras unidades espalhadas pelo estado continuam ocorrendo, porém a ação conciliatória acontece apenas na sede do órgão, localizada na Rua Floriano Peixoto, 141, bairro de Santo Antônio.

Fonte: Diario de Pernambuco

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Escola Pública Pernambucana conquista a Copa América de Bandas e Fanfarras

  O encanto da Banda Marcial da Escola de Referência em Ensino Médio Rosa de…

14 horas ago

Defesa Civil do Estado e Prefeitura do Jaboatão realizam 1º Simulado de Desastres em Jardim Monte Verde

  A Secretaria de Defesa Social (SDS), Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do…

15 horas ago

Prefeitura leva mutirão Todos Pelo Recife para o Ibura neste sábado (18)

Ação vai congregar serviços gratuitos à população de diversas secretarias e órgãos municipais, como emissão…

16 horas ago

Escola municipal do Cabo recebe a peça “Zum Zum Zum – A União faz a Vida”

  A apresentação gratuita reunirá mais de 400 crianças entre 04 e 11 anos  …

16 horas ago

BNB promove debate sobre preservação ambiental e inclusão produtiva em evento internacional de bancos de desenvolvimento

Evento reúne, na sede do banco, em Fortaleza, mais de 250 executivos de instituições financeiras…

2 dias ago

Lula anuncia nesta quarta (15) novas medidas para ajudar a população e a reconstrução do RS

  Depois de reunião com líderes dos Três Poderes nesta terça (14), o presidente fará…

2 dias ago