Categories: RECIFE

Prefeitura do Recife celebra aniversário do Centro Municipal de Referência e Cidadania LGBTI+

 

Imagem da internet – Canva

Espaço de proteção e garantia de direitos de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis completa 7 anos, no domingo(28). Centro já fez mais de 14 mil atendimentos e atualmente mais de 2,4 mil pessoas estão cadastradas

 

O Centro Municipal de Referência e Cidadania LGBTI+, importante espaço de proteção e garantia de direitos de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis, completa 7 anos no próximo domingo (29), mesma data em que se comemora o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. As celebrações foram realizadas nesta sexta-feira(27) na sede da instituição, localizada na Rua dos Médicis, 86, bairro da Boa Vista, com direito a corte de bolo e uma exposição da  Associação de Mulheres  Trans e Travestis de Pernambuco (Amotrans) intitulada “Mulheres Lésbicas Guerreiras Pernambucanas”.

De acordo com Irene Freire, coordenadora do Centro LGBTI+, a unidade, desde a sua instalação, realiza atendimento especializado a vítimas de discriminação e violência homofóbica e atualmente mais de 2,4 mil pessoas estão cadastradas e mais de 14 mil atendimentos já foram realizados.  Ligado à Gerência de Livre Orientação Sexual, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas ( SDSDHJPD), o Centro conta com uma equipe interdisciplinar, formada por psicóloga, advogada e assistente social.

Irene ressalta que o Centro LGBTI+ fornece orientação geral sobre direitos humanos a qualquer vítima de violação, informando sobre as garantias legais e encaminhando para os serviços especializados de atendimento. “Prestamos atendimento especializado à população LGBT vítima de discriminação, violência, e quando há lesão de direitos, aqui fornecemos orientação jurídica, psicológica e social, por meio de equipe multidisciplinar capacitada”, explica.

É importante saber que se constitui crime toda forma de discriminação com base na prática e comportamento sexual do indivíduo. Irene recomenda procurar  o Centro Municipal de Referência e Cidadania quando  sofrer qualquer tipo de agressão ou discriminação em razão de sua orientação sexual, posturas, tonalidade de voz ou identidade de gênero.  O Centro funciona de segunda a sexta, das 9h às 15h e o público pode entrar em contato também pelo telefone 3231-1553.

Adesivaço- Durante todo o mês de agosto, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas(SDSDHJPD), realizou diversas atividades para comemorar as duas datas, que incluíram um conjunto de ações que visavam o enfrentamento à LGBTfobia e o fortalecimento da promoção dos direitos da população LGBTI+, desenvolvidos a partir da Campanha Recife Sem Preconceito e Discriminação. Nesta sexta-feira foi realizado um adesivaço de veículos na sede da Prefeitura, no Cais do Apolo, com a mensagem da Campanha.

Mulheres Lésbicas Guerreiras Pernambucanas – A mostra permanente organizada pela Associação de Mulheres  Trans e Travestis de Pernambuco (Amotrans) ganhou três novas mulheres  que fazem a história  do movimento  lésbico. Somando as cinco já existentes, agora são oito mulheres no acervo disponível do Centro LGBTI+, com a inclusão de Ana Carla Lemos, cientista social, fundadora do Grupo Luas;  Micheline Américo, Jornalista, fundadora do fórum LGBT de Pernambuco e  Poliny Aguiar, coordenadora estadual da política LGBT.

Voto de aplausos- O centro recebeu também votos de aplausos da Câmara Municipal do Recife, proposto pela parlamentar Cida Pedrosa. “O Centro Municipal de Referência e Cidadania LGBTI+  é o sonho de uma luta enorme das mulheres de um movimento LGBT. As lésbicas sofrem muito e não é só o preconceito, sofrem por ser lésbicas e por ser mulheres. O centro é a possibilidade de acolhimento das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade e o município que tem essa política pública merece todo o nosso respeito”,destaca Cida Pedrosa.

Centro de Referência em Cidadania LGBTI – Rua dos Médicis, 86, Boa Vista. Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h. Fone: (81) 3231-1553.

 

ASCOM

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Prefeitura do Recife desobstrui cursos d’água em Boa Viagem

Ação coordenada pelo COP e que contou com atuação de diversas secretarias coibiu o descarte…

10 horas ago

CTTU promove capacitação de agentes de trânsito para coleta de dados de sinistros

Iniciativa visa garantir a qualidade das informações e a promoção de políticas efetivas de segurança…

16 horas ago

Procon do Jaboatão alerta consumidores sobre golpes na hora de comprar o presente das mães

  O Dia das Mães será comemorado neste domingo (12), e esta é uma das…

18 horas ago

Ouvidoria do Jaboatão dos Guararapes inicia Projeto Escola Cidadã

  A Prefeitura do Jaboatão, por meio da Ouvidoria, está dando início ao Projeto Escola…

2 dias ago

Com novo aumento de equipes, futsal do Recife Bom de Bola inicia jogos nesta quarta (8), no Geraldão

  Dois confrontos darão início ao calendário de 2024 da categoria.  Para o campo, inscrições…

2 dias ago

Alerta de Chuvas Fortes na Região Metropolitana do Recife

  Previsão da APAC para as Próximas 24 Horas A Agência Pernambucana de Águas e…

3 dias ago