Publicidade


Rua do Recife ganha cores do arco-íris para celebrar o Dia do Orgulho LGBTQIA+

28 jun 2021|Postado em:RECIFE

 

Área com as cores do arco-íris foi pintada na Rua das Ninfas, no Recife, para facilitar deslocamento de pedestres e também em alusão ao Dia do Orgulho LGBTQIA+, celebrado nesta segunda (28) — Foto: Elvys Lopes/TV Globo

Trecho da pista foi pintado também para ampliar área de segurança para pedestres na Rua das Ninfas, no bairro da Boa Vista, no Centro da cidade.

A Rua das Ninfas, localizada no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife, ganhou uma área de prioridade para pedestres pintada com as cores do arco-íris em homenagem ao Dia do Orgulho LGBTQIA+, celebrado nessa segunda-feira (28)

A ação foi feita através de uma parceria da prefeitura do Recife com organizações da sociedade civil, como a Aliança Nacional LGBT+ e a Mães pela Diversidade, que militam na causa dos direitos humanos da população de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, transgêneros, não-binários, queer, intersexuais, assexuais e mais.

A pintura, que é chamada de peça de urbanismo tático, foi implantada no cruzamento com a Avenida Manoel Borba, trecho onde aconteceram 18 acidentes em 2018.

Essa área de prioridade para pedestres reduz o percurso de travessia e facilita a circulação deles, contribuindo para evitar acidentes com veículos, segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), que também apontou que essa estratégia foi adotada em outros pontos da capital e diminuiu o número de atropelamentos.

Serviço

A prefeitura do Recife conta com uma plataforma online para receber denúncias sobre LGBTfobia, com base em leis municipais que proíbem manifestações preconceituosas ou discriminatórias em razão da orientação sexual ou identidade de gênero.

Após o registro da denúncia, a equipe da Gerência de Livre Orientação Sexual, em conjunto com órgãos administrativos da prefeitura, inicia a apuração da denúncia e, se for o caso, as punições impostas pelas leis são aplicadas.

Além do canal de denúncias, a capital disponibiliza um ambulatório voltado à população LGBTQIA+ na Policlínica Lessa de Andrade, no bairro da Madalena, na Zona Oeste. No local, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, há serviços como exames clínicos e processo transexualizador ambulatorial (hormonização), além de acompanhamento psicológico.

No Hospital da Mulher do Recife, no bairro do Curado, também na Zona Oeste da cidade, funciona um ambulatório para lésbicas, bissexuais e transexuais cadastradas no Sistema Único de Saúde (SUS), com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

Centro LGBT

Gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais que forem vítimas de discriminação e violência podem procurar o Centro LGBT, que é um espaço de promoção da cidadania e garantia de direitos da população LGBTQIA+ e que fornece orientações sobre direitos humanos e presta atendimento especializado.

O espaço está localizado na Rua dos Médicis, 86, no bairro da Boa Vista, no Centro da cidade, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Fonte:  G1 PE

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: