RECIFE

Prefeitura do Recife debate inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

No Dia Internacional da Síndrome de Down foram realizados debates para sensibilizar a sociedade para a construção de ambientes acessíveis e inclusivos visando a empregabilidade de pessoas com deficiência. No próximo domingo (26), no  Marco Zero, serão promovidas apresentações artísticas, aulão de Zumba e exposição

 

Para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down, nesta terça-feira (21),  a  Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Juventude sobre Drogas, promoveu debates para sensibilização da sociedade visando a construção de ambientes acessíveis e inclusivos para as pessoas com Síndrome de Down e pessoas com deficiência. O palco do encontro foi o auditório do Hotel Atlante Plaza, em Boa Viagem, e reuniu empresários, profissionais que atuam em diversas áreas, organizações e instituições de pessoas com deficiência. A próxima ação será realizada no domingo (26), no Marco Zero, no bairro do Recife, quando haverá apresentações artísticas, aulão de Zumba e exposição.

Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife, participou do encontro e destacou a importância dos debates, buscando superar barreiras atitudinais e comportamentais na promoção de uma sociedade mais plural e inclusiva. Ela também anunciou que a Prefeitura vai publicar decreto que cria no âmbito da Administração Pública Municipal, o  Dia “D”, quando serão realizadas ações no sentido da Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho, a serem realizadas, anualmente, no dia 5 de maio.

Também estiveram presentes, Rafael Figueiredo, diretor de tecnologia da Prefeitura do Recife e vice-presidente da Empresa Municipal de Informática (Emprel), Adynara Gonçalves, secretária de Trabalho e Qualificação Profissional, Elizabete Godinho, secretária-executiva de Direitos Humanos e Paulo Fernando, gerente da Pessoa com Deficiência do Recife.

Durante a manhã e tarde, foram realizados debates e um painel sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho. A administradora baiana Amanda Brito, do Instituto AB, que atua em gestão estratégica da diversidade, equidade e inclusão, falou da importância de impulsionar a diversidade como fator estratégico para a inovação. “As organizações precisam sair da perspectiva da diversidade, atuando apenas com uma questão legal. Elas devem ter o entendimento do trabalho da diversidade como fator estratégico que geram impacto nos resultados de negócio”, enfatizou. Ela ainda ressaltou que o objetivo do Instituto AB é promover a empregabilidade das pessoas com deficiência e tornar o mundo do trabalho mais inclusivo e diverso.

Durante o encontro também houve apresentação de cases pelo Grupo Cittamobi e Grupo Girassóis. O Cittamobi Acessibilidade, que já funciona no Recife, mostrou algumas mudanças, como a modernização e ampliação de serviços disponíveis para potencializar ainda mais a autonomia dos deficientes visuais. Atualmente, o aplicativo conta com previsão em tempo real do transporte público, aviso de chegada ao ponto destino, ambientação do usuário ao longo do trajeto, roteirizador e a possibilidade de criação de pontos de referências personalizados. Todas essas funções são ativadas por comandos de voz e possuem o suporte de uma assistente virtual.

Luiz Eduardo Porto, engenheiro de software e idealizador do aplicativo Cittamobi Acessibilidade, explicou que a nova versão é mais avançada e aperfeiçoada. Ele frisou que o app apresenta funções como nome para a assistente de voz, pontos de referência para facilitar a auto localização, rotas pré-determinadas para ir ao trabalho, ir ao médico e locais (casa, trabalho) definidos por voz. Porto ainda informou que o app Cittamobi Acessibilidade pode ser baixado nas lojas Google Play e Apple Store.

Por fim, Paulo Fernando, gerente da Pessoa com Deficiência do Recife, anunciou que a Prefeitura vai publicar decreto que cria no âmbito da Administração Pública Municipal, o  Dia “D”. Serão realizadas ações no sentido da Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho, a serem realizadas, anualmente, no dia 5 de maio. As iniciativas terão como objetivo a mobilização de empresas do Recife para a promoção da inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Caberá às pastas municipais do Recife, como as Secretarias de Trabalho e Qualificação Profissional (STQP) e a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD), a coordenação, mobilização e estruturação das ações do DIA “D”.

Por fim, Paulo Fernando, gerente da Pessoa com Deficiência do Recife destacou que o “Dia D” terá como objetivo a mobilização de empresas do Recife para a promoção da inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Caberá às pastas municipais do Recife, como as Secretarias de Trabalho e Qualificação Profissional (STQP) e a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD), a coordenação, mobilização e estruturação das ações do DIA “D”

PRÓXIMA  AÇÃO – No próximo domingo (26), das 14h às 17h, na Praça do Marco Zero, no bairro do Recife, será realizada uma ação para chamar a atenção para o tema da inclusão. Haverá a participação da Academia da Cidade, do Maracarte – maracatu da instituição Integrarte, composto, em sua maioria, por pessoas com Síndrome de Down -, entidades de Síndrome de Down, apresentação de passista de Frevo da APABB (instituição voltada à inclusão), Aulão de Zumba, Exposição e entrega de materiais das entidades de síndrome de Down.

 

Fotos: Hélia Scheppa

Assessoria de Imprensa-Mabel Maria

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Bolsa Família chega a 1,5 milhão de famílias no Pernambuco em maio

     ‌ Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 675,13. Cronograma de pagamentos…

11 horas ago

PUBLICIDADE

12 horas ago

Hospital Veterinário do Recife oferece tratamento para esporotricose em gatos

Tutores poderão buscar a emergência ou marcar a consulta por telefone; medicação, após confirmação por…

12 horas ago

Banco do Nordeste recebe prêmio internacional por programa de apoio a startups

   A Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide) concedeu ao Banco do Nordeste…

1 dia ago

Balanço de operações de crédito feitas por bancos federais em 2023 disponível no portal ComunicaBR

  Os dados, que serão divulgados amanhã (17), mostram os valores financiados por essas instituições,…

1 dia ago

Prefeitura e IPHAN firmam parceria para requalificação de espaços históricos do Recife

  Os projetos irão contemplar o conjunto histórico do Carmo, a igreja de São José…

1 dia ago