Publicidade


Educação e inclusão foram debatidos durante Webinário em alusão ao Mês da Síndrome de Down

31 mar 2021|Postado em:Notícias

Em alusão ao Dia internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março, a Secretaria estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Políticas Sobre Drogas do Recife e a Associação de Pais e Amigos de Pessoas Síndrome de Down (ASPAD/PE), realizaram, nesta quarta-feira (31/03), um encontro virtual sobre o tema.

Intitulado Políticas Públicas de Educação para Pessoas com Síndrome de Down, o webinário teve como tema “Escola boa é escola para todos” e contou com a participação da mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Maria Teresa Mantoan; do coordenador do Comitê Jurídico da Federação Brasileira das Associações de síndrome de Down (FBASD), Cahue Talarico e da presidente Associação de Pais e Amigos de Pessoas com a T21 (ASPAD), Maria Thereza Almeida Antunes.

O encontro teve também os depoimentos da pedagoga Amanda de Moraes Ferreira e do educador físico Humberto Suassuna Carneiro, que com seus exemplos de superação fizeram a plateia observar na prática a inclusão na educação. “Escola boa é escola brasileira para todos, sem diferenciação e exclusão. Quanto mais a sala de aula for heterogênea, mais rica será a construção. A sala de aula deixa de ser boa quando é homogêna”, explicou a pedagoga Maria Teresa Mantoan, que fez explanação baseada em seu livro “Educação e Inclusão”.

Já Maria Thereza Antunes comandou a palestra “Novos caminhos”. “Hoje sabemos que existe uma alteração global do genoma (T21) devido a alterações estruturais no domínio de cada cromossomo. Com isso, apresentam altíssima variabilidade de características cardíacas, auditivas, gástricas e otorrino”, comentou. Durante a manhã também foi debatido o Direito à Educação com a palestra de Cahue Talarico sobre o Decreto 10.502/2020. A mediação foi realizada pelo superintendente estadual da Pessoa Com Deficiência, Edimilson Silva e o gerente da Pessoa com Deficiência do Recife, Paulo Fernando.

ASCOM SDSCJ

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: