RECIFE

Projeto gratuito leva serviços veterinários mensais a comunidades do Recife

 

Os mutirões são promovidos prioritariamente em bairros onde há moradores que possui maior dificuldade financeira para custear atendimento veterinário. (Marcos Pastich/PCR)

Uma equipe formada por dez médicos veterinários realiza mensalmente consultas clínicas e aplica vacina antirrábica nos animais, como cães e gatos, através do projeto Olhar Animal. De acordo com a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (SEDA), a ação gratuita acontece mensalmente em um bairro da Capital. A última edição ocorreu ontem (19), na Escola Técnica Estadual Professor Alfredo Freyre, situada no bairro de Água Fria, na Zona Norte do Recife, onde atendeu o total de 181 cães e gatos. Na ocasião, a Secretaria também recebe denúncias da população a respeito de casos de maus-tratos a animais nas localidades. O projeto estreou no dia 8 de janeiro deste ano, com serviços veterinários ao Morro da Conceição.

De acordo com a Secretaria, os mutirões são promovidos prioritariamente em bairros onde há maior demanda da população, bem como em locais onde a moradores possui maior dificuldade financeira para custear atendimento veterinário. “A gente sabe que, muitas vezes, há dificuldades em encaminhar um animal a um atendimento veterinário particular pelo alto custo de determinados tratamentos. Diante disso, e da necessidade de promover o bem-estar animal em nossa cidade, os veterinários são levados até os animais, invertendo a ordem comum”, disse o secretário-executivo dos Direitos dos Animais do Recife, Luís dos Anjos.

Olhar Animal

Durante a ação, caso o médico veterinário identifique a necessidade de realizar consultas e/ou exames complementares, ele poderá fazer encaminhamentos para o Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo (HVR), localizado no bairro do Cordeiro, equipamento subordinado à SEDA. Tais marcações para o HVR deverão ser feitas mediante ligação para a central telefônica da Secretaria, por meio do número: 4042-3034.

Para ter acesso aos serviços do projeto, a população deve apresentar qualquer documento oficial com foto, podendo ser RG ou CNH, além de CPF e comprovante de residência com CEP do Recife. Os atendimentos são feitos por ordem de chegada ao local. A iniciativa é itinerante e ocorrerá uma vez por mês, sendo realizada em escolas públicas da rede municipal de ensino. Cada unidade que sedia a ação recebe uma placa “escola amiga dos animais”, como forma de agradecimento por recepcionar as atividades.

 

Fonte: Diario de Pernambuco

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Grande Recife Consórcio de Transporte faz mudança provisório do TI Igarassu

A partir de amanhã (10), o Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, vai realizar…

6 horas ago

Prefeitura do Recife desobstrui cursos d’água em Boa Viagem

Ação coordenada pelo COP e que contou com atuação de diversas secretarias coibiu o descarte…

20 horas ago

CTTU promove capacitação de agentes de trânsito para coleta de dados de sinistros

Iniciativa visa garantir a qualidade das informações e a promoção de políticas efetivas de segurança…

1 dia ago

Procon do Jaboatão alerta consumidores sobre golpes na hora de comprar o presente das mães

  O Dia das Mães será comemorado neste domingo (12), e esta é uma das…

1 dia ago

Ouvidoria do Jaboatão dos Guararapes inicia Projeto Escola Cidadã

  A Prefeitura do Jaboatão, por meio da Ouvidoria, está dando início ao Projeto Escola…

2 dias ago

Com novo aumento de equipes, futsal do Recife Bom de Bola inicia jogos nesta quarta (8), no Geraldão

  Dois confrontos darão início ao calendário de 2024 da categoria.  Para o campo, inscrições…

2 dias ago