RECIFE

UFRPE contraria ministério e mantém exigência de ‘passaporte da vacina’ para retorno das aulas presenciais

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) publicou na internet um posicionamento e anunciou que vai manter a exigência do comprovante do ciclo vacinal completo contra a Covid-19, o chamado “passaporte da vacina”, para a retomada das aulas presenciais em 2022. Assim, a instituição contrariou uma decisão anunciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Na quinta-feira (30), um despacho publicado no Diário Oficial da União afirmou que instituições federais de ensino não podem cobrar vacina contra a Covid para restabelecer a volta das aulas presenciais. A medida foi criticada pelas instituições em todo o país.

Na quinta-feira (30), ministro da Educação Milton Ribeiro classificou como “um absurdo” a exigência de documentos como declaração ou passaporte de vacina em instituições federais.

Segundo Ribeiro, cobrar vacina é um meio indireto de torná-la compulsória, o que, segundo ele, só pode ser feito por meio de uma lei (veja vídeo).

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) também criticou o despacho e defendeu a autonomia das instituições universitárias federais (veja mais abaixo).

Por meio de nota, a UFRPE afirmou que a decisão de exigência do passaporte vacinal foi aprovada pelos Conselhos Superiores no dia 17 de dezembro deste ano, data que também oficializou o Protocolo de Biossegurança da universidade.

“O protocolo, baseado nas recomendações das principais autoridades sanitárias e de biossegurança e em estudos científicos revisados por pares, no Brasil e no mundo, prevê a vacinação das pessoas como uma das principais medidas de proteção individual e coletiva da população e, em especial, de estudantes, servidores e colaboradores da UFRPE“, afirmou a instituição.

A universidade também explicou que utiliza como base para a decisão a “autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial das universidades prevista no Artigo 207 da Constituição Federal e na legalidade da decisão dos Conselhos Superiores, confirmada por meio de parecer da Procuradoria Jurídica da UFRPE“.

Na unidade de ensino, as aulas devem acontecer em formato híbrido, com atividades presenciais e online. O semestre 2021.2 começa no dia 14 de janeiro e termina em 27 de maio de 2022.

Segundo a instituição, todos os espaços dos campi devem funcionar com oferta de 60% do total das unidades curriculares presenciais a estudantes de graduação. A previsão é de que, para o semestre 2022.1, esse percentual seja elevado a 100%.

Já as atividades no Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai), localizado dentro da universidade, podem ocorrer de forma presencial a partir de 1º de março de 2022.

 

Por meio de nota, a UFPE afirmou que “dispõe de autonomia universitária para adoção de políticas institucionais de proteção da vida da sua comunidade universitária, nos termos do artigo 207 da Constituição Federal”.

Com isso, a universidade disse entender como “desnecessário o despacho ministerial que tenta intervir nas decisões autônomas das universidades”. A instituição, no entanto, não informou se deve ou não manter a exigência do passaporte vacinal para o ano de 2022.

UFPE ressaltou que tem se posicionado e escalado esforços para a vacinação da população. “Ultrafreezers, câmaras frias e salas de vacinação foram colocadas à disposição das autoridades sanitárias, bem como a promoção da capacitação de profissionais para atuação na imunização”, disse a universidade. Um dos pontos de vacinação contra a Covid-19 no Recife ficam localizados nos limites da unidade de ensino.

A instituição também informou que abriu um questionário para levantamento de informações sobre a vacinação de seus estudantes da graduação e que pretende expandi-lo também para alunos da pós-graduação.

UFPE disse, ainda, que seu Conselho Superior (Consuni) requisitou a cópia do cartão de vacinação aos seus servidores, com encaminhamento junto às chefias e à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida.

As aulas presenciais na instituição devem ser realizadas de forma híbrida em 2022, assim como já acontece em 2021, com parte das atividades presenciais e outra parte realizada de forma remota pela internet.

No semestre 2021.2, que começa no dia 31 de janeiro de 2022 e se encerra em 28 de maio, as disciplinas são ofertadas em três formatos:

  • Com ao menos 70% de atividade presencial (tanto nas disciplinas práticas quanto nas teóricas) e até 30% de carga horária remota gravada;
  • Excepcionalmente no formato remoto (para os componentes curriculares, excluídas as práticas profissionais);
  • Exclusivamente presencial (no caso das práticas profissionais).

 

Em casos excepcionais, segundo a UFPE, podem ser ofertadas aulas remotas, ao vivo ou gravadas. Essa possibilidade deve passar pela aprovação dos colegiados de curso e ser devidamente justificada à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Nesses casos, pode-se ofertar aulas com ensino remoto e presencial simultaneamente.

As aulas do semestre 2022.1 estão previstas para começar no dia 20 de junho de 2022, para todos os cursos presenciais e a distância.

A carga horária de cada aula será de 60 minutos, tanto para cursos diurnos quanto noturnos. Os sábados podem ser considerados dias letivos para reposição de aulas, informou a instituição.

Fonte: g1

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Estoques de vacinas estão garantidos no Rio Grande do Sul

     ‌ Não há registros de falta de imunizantes e medicamentos na região atingida pelas enchentes…

4 horas ago

Operação especial de ônibus para o jogo entre Sport x Avaí (SC)

A partida entre Sport x Avaí (SC) pelo Campeonato Brasileiro de Futebol 2024, que acontece…

16 horas ago

CTTU monta bloqueio de trânsito na Zona Sul em função de obra da Compesa

  Serviço de implantação de rede abastecimento de água começa a partir da segunda-feira (20)…

17 horas ago

PUBLICIDADE

17 horas ago

Bolsa Família chega a 1,5 milhão de famílias no Pernambuco em maio

     ‌ Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 675,13. Cronograma de pagamentos…

23 horas ago

Hospital Veterinário do Recife oferece tratamento para esporotricose em gatos

Tutores poderão buscar a emergência ou marcar a consulta por telefone; medicação, após confirmação por…

1 dia ago