Categories: Uncategorized

SCGE reúne representantes das Unidades de Controle Interno

A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), por meio da Diretoria de Monitoramento, Avaliação e Controle (DMAC), promoveu na tarde da última quinta-feira, dia 17, a segunda e última Reunião Técnica das Unidades de Controle Interno (UCIs) em 2020. Transmitido via plataforma Google Meet, o encontro contou com a participação de quase 90 pessoas.

O secretário-executivo da SCGE, Daniel Penaforte, abriu a programação parabenizando as equipes da DMAC e das UCIs pelo trabalho desenvolvimento ao longo de um ano tão desafiador por conta da Covid-19. Em seu discurso ele destacou, ainda, a importância do papel das unidades no fomento da gestão de risco. “A UCI é peça chave nesse processo”, disse.

Na sequência, Cristiana Borges e Cristiane Ferreira, respectivamente, diretora e coordenadora das Ações de Controle Interno da DMAC, apresentaram o balanço das atividades realizadas em 2020 e as projeções para 2021. Elas destacaram as reuniões realizadas com os membros das UCIs; os relatórios de monitoramento do Índice de Adequação ao Sistema de Controle Interno (IAS) e do Índice de Adequação das Estatais (IAE) gerados; o caderno de boas práticas produzido; dentre outras atribuições.

Na ocasião, também anteciparam que o resultado do ranking de desempenho das UCIs, referente ao ano de 2020, será divulgado na 1a Reunião Técnica de 2021, prevista para o mês de fevereiro. O encontro abriu espaço ainda para a coordenadora de Auditoria de Obras Públicas da SCGE, Claudia França, falar sobre o Boletim Orientativo da Diretoria de Auditoria (DAUD). Lançado recentemente pela Controladoria, o documento traz orientações técnicas, administrativas e jurídicas, visando a melhoria da gestão dos processos das secretarias e órgãos do Poder Executivo Estadual. Ela pediu o apoio das UCIs para a divulgação da iniciativa junto aos órgãos.

O evento foi marcado, ainda, pela palestra de Pedro Hilário, chefe da Unidade de Controle Interno da DMAC, que abordou o tema “Gestão de Riscos – Desafios e Perspectivas”, com ênfase nos conceitos de missão, visão e valores. Na ocasião, ele apresentou exemplos de alguns eventos de risco e medidas de controle. De acordo com Cristiana Borges, em 2021 a DMAC deverá promover oficinas sobre a temática.

A programação oficial foi encerrada com um bate papo com o comunicador social e terapeuta comunitário, Guga Zen, sobre o tema “Compassiva Mente”. Ele enfatizou que o caminho da felicidade passa pela empatia (sempre se colocar no lugar do outro), compaixão (ter a intenção amorosa de que o outro se liberte de suas pertubações) e altruísmo (que resulta da empatia mais a compaixão). Finalizando o encontro, o servidor Lucas Milet, da equipe da DMAC, fez uma apresentação musical. “Foi um encontro para alinhar ideias e conceitos”, resumiu a diretora Cristiana Borges.

ASCOM

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Bolsa Família chega a 1,5 milhão de famílias no Pernambuco em maio

     ‌ Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 675,13. Cronograma de pagamentos…

18 horas ago

PUBLICIDADE

19 horas ago

Hospital Veterinário do Recife oferece tratamento para esporotricose em gatos

Tutores poderão buscar a emergência ou marcar a consulta por telefone; medicação, após confirmação por…

19 horas ago

Banco do Nordeste recebe prêmio internacional por programa de apoio a startups

   A Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide) concedeu ao Banco do Nordeste…

1 dia ago

Balanço de operações de crédito feitas por bancos federais em 2023 disponível no portal ComunicaBR

  Os dados, que serão divulgados amanhã (17), mostram os valores financiados por essas instituições,…

1 dia ago

Prefeitura e IPHAN firmam parceria para requalificação de espaços históricos do Recife

  Os projetos irão contemplar o conjunto histórico do Carmo, a igreja de São José…

1 dia ago