Categories: Notícias

Educação e inclusão foram debatidos durante Webinário em alusão ao Mês da Síndrome de Down

Em alusão ao Dia internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março, a Secretaria estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Políticas Sobre Drogas do Recife e a Associação de Pais e Amigos de Pessoas Síndrome de Down (ASPAD/PE), realizaram, nesta quarta-feira (31/03), um encontro virtual sobre o tema.

Intitulado Políticas Públicas de Educação para Pessoas com Síndrome de Down, o webinário teve como tema “Escola boa é escola para todos” e contou com a participação da mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Maria Teresa Mantoan; do coordenador do Comitê Jurídico da Federação Brasileira das Associações de síndrome de Down (FBASD), Cahue Talarico e da presidente Associação de Pais e Amigos de Pessoas com a T21 (ASPAD), Maria Thereza Almeida Antunes.

O encontro teve também os depoimentos da pedagoga Amanda de Moraes Ferreira e do educador físico Humberto Suassuna Carneiro, que com seus exemplos de superação fizeram a plateia observar na prática a inclusão na educação. “Escola boa é escola brasileira para todos, sem diferenciação e exclusão. Quanto mais a sala de aula for heterogênea, mais rica será a construção. A sala de aula deixa de ser boa quando é homogêna”, explicou a pedagoga Maria Teresa Mantoan, que fez explanação baseada em seu livro “Educação e Inclusão”.

Já Maria Thereza Antunes comandou a palestra “Novos caminhos”. “Hoje sabemos que existe uma alteração global do genoma (T21) devido a alterações estruturais no domínio de cada cromossomo. Com isso, apresentam altíssima variabilidade de características cardíacas, auditivas, gástricas e otorrino”, comentou. Durante a manhã também foi debatido o Direito à Educação com a palestra de Cahue Talarico sobre o Decreto 10.502/2020. A mediação foi realizada pelo superintendente estadual da Pessoa Com Deficiência, Edimilson Silva e o gerente da Pessoa com Deficiência do Recife, Paulo Fernando.

ASCOM SDSCJ

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Escola Pública Pernambucana conquista a Copa América de Bandas e Fanfarras

  O encanto da Banda Marcial da Escola de Referência em Ensino Médio Rosa de…

18 horas ago

Defesa Civil do Estado e Prefeitura do Jaboatão realizam 1º Simulado de Desastres em Jardim Monte Verde

  A Secretaria de Defesa Social (SDS), Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do…

20 horas ago

Prefeitura leva mutirão Todos Pelo Recife para o Ibura neste sábado (18)

Ação vai congregar serviços gratuitos à população de diversas secretarias e órgãos municipais, como emissão…

21 horas ago

Escola municipal do Cabo recebe a peça “Zum Zum Zum – A União faz a Vida”

  A apresentação gratuita reunirá mais de 400 crianças entre 04 e 11 anos  …

21 horas ago

BNB promove debate sobre preservação ambiental e inclusão produtiva em evento internacional de bancos de desenvolvimento

Evento reúne, na sede do banco, em Fortaleza, mais de 250 executivos de instituições financeiras…

2 dias ago

Lula anuncia nesta quarta (15) novas medidas para ajudar a população e a reconstrução do RS

  Depois de reunião com líderes dos Três Poderes nesta terça (14), o presidente fará…

2 dias ago