Publicidade


Webinário discute o acesso e a permanência de crianças e adolescentes com deficiência nas escolas 

29 jun 2021|Postado em:Notícias

Encontro online, que acontece nos dias 29 e 30 de junho, vai reunir profissionais municipais da assistência social, educação, saúde e direitos humanos

Para fomentar estratégias que potencializam a inclusão e a permanência escolar de crianças com deficiência na primeira infância, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco (SDSCJ) se junta às Secretarias Estaduais de Educação e Esportes, Saúde, Justiça e Direitos Humanos para promover o Webinário “Entre Olhares: As crianças com deficiência e a Escola. O encontro online, que faz parte das ações dos Programas BPC na Escola e Olhar para as Diferenças, acontece no canal do Youtube da SDSCJ nos dias 29 e 30 junho, das 9h às 12h. 

Na programação, haverá o aprofundamento da atuação dos programas BPC na Escola e Olhar para as Diferenças e palestras sobre as temáticas: “O universo das crianças com deficiência: direitos e convívio escolar, familiar e comunitário”, “A intersetorialidade como diferencial para o desenvolvimento da Primeira Infância das crianças com deficiência”, “O Programa BPC na Escola e o papel das Políticas Públicas de Assistência Social, Educação, Saúde e Direitos Humanos”, “O Programa Olhar para as Diferenças” e “Programa Olhar para as Diferenças e BPC na Escola: olhares conjuntos para as crianças com deficiência”. “O evento será um espaço de discussão sobre o universo das crianças e adolescentes com deficiência e a oportunidade de falar sobre a importância da intersetorialidade”, pontua o secretário da SDSCJ, Sileno Guedes. 

O evento vai reunir gestores, técnicos e conselheiros das políticas de Assistência Social, Educação, Saúde e Direitos Humanos, bem como integrantes dos Conselhos da Pessoa com Deficiência e da Criança e Juventude dos municípios que integram o Programa Olhar para as Diferenças (Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manari, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga e Venturosa) que atuam na Assistência Social, Educação, Saúde e Direitos Humanos. 

Para participar do evento, os interessados devem realizar a inscrição através do formulário: https://forms.gle/cupNYHL1q6BHsjuG7. O evento confere certificado.

Conheça os programas

O Programa BPC na Escola tem como objetivo garantir o acesso e a permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência de 0 a 18 anos, que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). Trata-se de uma estratégia intersetorial nas três esferas de governo das Políticas de Assistência Social, Educação, Saúde e Direitos Humanos. 

O Programa Olhar para as Diferenças visa consolidar e sistematizar ações intersetoriais que assegurem o acesso das crianças com deficiência à rede de Assistência Social, Saúde e Educação, por meio da articulação entre o Governo do Estado, municípios e famílias envolvidas.

Webinário – Entre olhares: as crianças com deficiência e a Escola

29 e 30 de junho

9h às 12h 

youtube.com/secdesenvolvimentosocial

Programação

Dia 1 – 29/06

9h – Abertura

9h40 – Painel “O universo das crianças com deficiência: direitos e convívio escolar, familiar e comunitário”

Palestrantes – Claudia Abreu | Graduada em História pela UFPE, Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela FAFIRE, Mestre em Educação pela UFPB, Gerente Geral das modalidades da Secretaria de Educação e Esportes e Professora do curso de Pedagogia da UNINASSAU/Olinda. Mãe de Deborah e Dianna (3 anos com T21 – Síndrome de down)

Jacyara Santos | Assistente Social, Pós-graduanda em Educação Especial Inclusiva. Assistente Social da Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência)

11h – Painel A intersetorialidade como diferencial para o desenvolvimento da Primeira Infância das crianças com deficiência

Palestrante – Macdouglas de Oliveira | Psicólogo, mestre em educação, doutorando em Psicologia social, atualmente Gerente Estadual de políticas para a criança, presidente do CEDCA-PE e Coordenação Colegiada da rede de Enfrentamento às violências sexuais contra crianças e adolescentes de Pernambuco


Dia 2 – 30/06

9h – Painel – A intersetorialidade como diferencial para o desenvolvimento da Primeira Infância das crianças com deficiência

Palestrantes: Sandra Souza | Assistente Social e Socióloga, Técnica Social de Referência do BPC da Gerência de Proteção Social Básica/ Secretaria Executiva de Assistência Social. Representante da Assistência Social no Programa Olhar para as Diferenças; Representante da Assistência Social no Grupo Gestor Estadual do Programa BPC na Escola)

Cristiano Vilanova | Pedagodo, mestre em Educação, Analista de Gestão Educacional da UNEDI. Secretaria Estadual de Educaçao e Esportes/ Gerencia de Politicas Educacionais de Educaçao Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania (GEIDH); Representante da Educação no Grupo Gestor Estadual do Programa BPC na Escola)

Arabela Veloso | Psicóloga, especialista em Saúde Coletiva, Coordenadora Estadual de Saúde da Pessoa com Deficiência, SES/PE; Conselheira representante da Saúde no CONED; Representante da Saúde no Grupo Gestor Estadual do Programa BPC na Escola)

10h10 – Painel – O Programa Olhar para as Diferenças 

Palestrantes: Flávia Veras (Psicóloga clínica Infantil pela FAFIRE, Pós graduada em deficiências sensorial pela UNICAMP, Atuou como consultora para o ministério da saúde/OPAS, Atuou com consultora do UNICEF, Possui experiência de mais de 20 anos em gestão de políticas públicas nas áreas de saúde e Assistência social, tendo atuado nas Prefeituras de Campinas/SP, Recife, Olinda, Paulista e Jaboatão. Atualmente coordenadora do Programa Olhar para as Diferenças do governo de PE)

Raquel Neposiano da Silva (Enfermeira, Especialista em Obstetrícia e Gestão de Serviços de Saúde- Coordenadora Regional do Programa Olhar para as Diferenças VI GERES)

11h10 – Painel – Programa Olhar para as Diferenças e BPC na Escola: olhares conjuntos para as crianças com deficiência

Palestrante: Maria Dione Monteiro (Especialista em Educação Especial, Doutora em Ciências da Educação Pós-doutora em Gestão e Inovação Educacional; Escritora; Chefe da Unidade de Educação Inclusiva -UNEDI/GEIDH da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco; Intérprete de Libras; Professora da disciplina de Libras na UPE-ESEF)

ASCOM SDSCJ

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: