Categories: Olinda

Ladeiras de Olinda sem folia e silenciosas neste domingo (14)

 

 

As ladeiras de Olinda amanheceram vazias e silenciosas neste domingo (14), sem foliões e sem os tradicionais blocos que faziam a alegria de quem costumava passar o carnaval na Cidade Alta. Poucos moradores e turistas resolveram aproveitar a manhã ensolarada para visitar os pontos turísticos da cidade. Devido às medidas de restrição contra o coronavírus a festa de momo teve que ser cancelada nesse ano. Algumas pessoas, no entanto, resolveram sair fantasiadas de casa para às ruas da cidade, para manter vivo o espírito carnavalesco e a esperança de um futuro carnaval.

Foi o caso de Julia, de apenas dois anos, que estava passeando pelo Alto da Sé fantasiada, com uma sombrinha de frevo e acompanhada pelos pais. A mãe, Janaína Monteiro, de 34 anos, disse que a movimentação no local estava tranquila e que resolveu tirar a manhã do domingo para passear com a filha e com o marido, Cleviton Monteiro, de 36 anos.
A Ladeira da Misericórdia, que era palco e trajeto certo para as tradicionais agremiações carnavalescas, encontrava-se vazia e silenciosa. O movimento de pedestres na região era pouco, apenas alguns ciclistas subiam a ladeira. Não muito distante dali, nos Quatro Cantos, o cenário não era diferente, sem registro de blocos ou dos tradicionais desfiles dos bonecos gigantes – o local era ponto de encontro de troças carnavalescas e de blocos.
“Estamos indo para o Alto da Sé e em seguida vamos ao Recife, almoçar no Mercado da Boa Vista para completarmos o nosso carnaval de hoje”, disse Renato Sérgio, de 59 anos. O folião resolveu aproveitar a cidade mesmo sem o carnaval com um grupo de amigas. “Ontem foi aquele vazio dentro de nós, que o Galo da Madrugada deixou. Mas todas essas medidas foram necessárias, ainda penso que estão muito abertas”, comentou o folião.
O grupo de amigos concordou que as medidas restritivas e o cancelamento do carnaval 2021 foi justo. “Precisamos de mais fiscalizações na rua para evitar aglomerações e todos devem ter consciência do próximo”, disse Maria de Fátima, de 60 anos.
Na praia de Bairro Novo, em Olinda, na altura da Praça do Quartel, o cenário era diferente algumas pessoas estavam aproveitando o dia para tomar banho de mar. Na ocasião, não houve registro de aglomerações como nos últimos feriadões a movimentação era tranquila no local. No calçadão, poucas pessoas praticavam exercício físico. Já na faixa de areia, algumas pessoa aproveitavam para jogar vôlei.
Fotos: Paulo Paiva /DP
Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Operação especial de ônibus para o jogo entre Sport x Avaí (SC)

A partida entre Sport x Avaí (SC) pelo Campeonato Brasileiro de Futebol 2024, que acontece…

12 horas ago

CTTU monta bloqueio de trânsito na Zona Sul em função de obra da Compesa

  Serviço de implantação de rede abastecimento de água começa a partir da segunda-feira (20)…

12 horas ago

PUBLICIDADE

12 horas ago

Bolsa Família chega a 1,5 milhão de famílias no Pernambuco em maio

     ‌ Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 675,13. Cronograma de pagamentos…

19 horas ago

Hospital Veterinário do Recife oferece tratamento para esporotricose em gatos

Tutores poderão buscar a emergência ou marcar a consulta por telefone; medicação, após confirmação por…

20 horas ago

Banco do Nordeste recebe prêmio internacional por programa de apoio a startups

   A Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide) concedeu ao Banco do Nordeste…

1 dia ago