Categories: RECIFE

Sem Carnaval, artistas podem ganhar auxílio do Estado e Prefeitura do Recife

 

Ed Machado

 

Os festejos de Momo são um dos períodos mais esperados pela classe artística por ser uma das temporadas mais produtivas do setor. Com a suspensão das festas em Pernambuco devido à pandemia da Covid-19, a classe espera soluções para lidar com a perda da renda de uma das categorias mais afetadas pela crise sanitária.

Como solução, tanto o Governo do Estado quanto a Prefeitura do Recife estudam formas de auxiliar os artistas pelas perdas sofridas pela suspensão da festa, que seria realizada a partir do próximo fim de semana. A Prefeitura do Recife estaria mais avançada nas tratativas. Hoje, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), deverá fazer um anúncio para a área cultural, às 10h15, no Auditório da Prefeitura do Recife. A expectativa é que seja apresentado um projeto de lei com a criação de uma espécie de auxílio emergencial para os artistas. A iniciativa visa ajudar a classe e minorar suas perdas.

Ligada ao setor e defensora da classe artística, a vereadora Cida Pedrosa se reuniu, recentemente, com o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Melo, e a expectativa é de ajuda para o setor. Segundo ela, a Prefeitura do Recife estuda um projeto de lei para ajudar artistas que estejam parados durante o carnaval.

“Vão enviar para a Câmara (o projeto de lei). O projeto está chegando esses dias com um edital para os artistas poderem acessar recursos em virtude de não poder tocar no carnaval. É um compromisso do secretário e estou ansiosa para que chegue logo, porque as necessidades da classe são muitas”, defendeu Cida Pedrosa.

No Estado, a expectativa do anúnico de auxílio para os artistas também é para esta semana. Em nota, a gestão informa que ampliou as discussões sobre a ajuda e que deve fechar o formato em breve.

O estudo é feito em conjunto pela Secretaria de Cultura, Fundarpe, Secretaria de Turismo e Lazer e da Empetur. “Foram integrados ao processo artistas e representantes de entidades e agremiações carnavalescas. O diálogo sobre o formato ideal está sendo aprofundado e todos os esforços são para que seja feito um anúncio até o fim desta semana. O Governo do Estado salienta que a decisão do cancelamento do Carnaval foi motivada pelo aumento dos índices da casos da Covid-19”, afirma a nota.

Por Da Redação

 

Fonte: Folha de Pernambuco

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Estoques de vacinas estão garantidos no Rio Grande do Sul

     ‌ Não há registros de falta de imunizantes e medicamentos na região atingida pelas enchentes…

16 horas ago

Operação especial de ônibus para o jogo entre Sport x Avaí (SC)

A partida entre Sport x Avaí (SC) pelo Campeonato Brasileiro de Futebol 2024, que acontece…

1 dia ago

CTTU monta bloqueio de trânsito na Zona Sul em função de obra da Compesa

  Serviço de implantação de rede abastecimento de água começa a partir da segunda-feira (20)…

1 dia ago

Bolsa Família chega a 1,5 milhão de famílias no Pernambuco em maio

     ‌ Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 675,13. Cronograma de pagamentos…

1 dia ago

Hospital Veterinário do Recife oferece tratamento para esporotricose em gatos

Tutores poderão buscar a emergência ou marcar a consulta por telefone; medicação, após confirmação por…

2 dias ago