Categories: Notícias

Último mês para realizar transmissão de bens com desconto

Termina este mês o prazo para os contribuintes aproveitarem a redução de até metade do imposto incidente sobre doações e o desconto de até 100% do valor da multa e de juros em casos de débito relativo ao tributo. O Programa Recuperação de Créditos Tributários (PERC) do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ICD) vai até o dia 29 de março, quando também encerrará a possibilidade de obter desconto de 50% para os pagamentos à vista e 25%, no caso de parcelamento em até seis meses.

“É uma oportunidade excelente para o contribuinte antecipar uma herança, por exemplo, porque pode recolher apenas a metade daquilo que seus herdeiros teriam de pagar. Vale lembrar também que o programa não poderá ser prorrogado, voltando a valer as alíquotas progressivas de 2% a 8%, a depender do valor do bem transmitido”, esclarece o secretário da Fazenda, Marcelo Barros.

O PERC ICD foi instituído pela Lei 374/2017 e prevê ainda a isenção de até 100% nos valores de multa e dos juros para pagamentos à vista.  “O programa permite o parcelamento da dívida em até 36 meses até o dia 29, diferentemente do que ocorre com o parcelamento ordinário, cujo prazo máximo é limitado a 12 meses”, reforça o procurador Luiz Guerra, coordenador do Núcleo de ICD da Procuradoria Geral do Estado (PGE-PE).

Os contribuintes que decidirem parcelar suas dívidas obterão 60% de desconto para quitação em até um ano, ou 40%, no período entre 13 meses e 36 meses. O ICD incide na transmissão de bens ou direitos como herança (em virtude da morte do antigo proprietário) ou como doação, seja para pessoas físicas ou jurídicas, enquanto doadores ou donatários.

Para aderir ao programa, o contribuinte deve comunicar que ocorreu o fato gerador, seja a doação ou a transmissão por herança. O atendimento é realizado na Secretaria da Fazenda (Sefaz-PE), na Avenida Dantas Barreto, nº 1186 (Edifício San Rafael), 18º andar, Bairro de São José, no Recife, ou em uma das 26 Agências da Receita Estadual (ARE’s) distribuídas pelo Estado. Para aqueles que decidirem pela divisão do valor, é possível dirigir-se ao Setor de Parcelamento da Procuradoria da Fazenda Estadual, no 3º andar do edifício-sede da PGE-PE, na Rua do Sol, 143, Bairro de Santo Antônio.

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Governo Federal atua para proteger a saúde da população e também dos pets atingidos pelas fortes chuvas no RS

  Abertura do terceiro hospital de campanha, neste sábado (18), e missões para alcançar territórios…

6 horas ago

Prefeitura do Recife investe R$ 8,4 milhões em obra de contenção de encosta na Vila dos Milagres

  A contenção, localizada na rua Padre Henrique, entre os bairros do Ibura e Barro, irá beneficiar cerca…

19 horas ago

PUBLICIDADE

19 horas ago

Estoques de vacinas estão garantidos no Rio Grande do Sul

     ‌ Não há registros de falta de imunizantes e medicamentos na região atingida pelas enchentes…

1 dia ago

Operação especial de ônibus para o jogo entre Sport x Avaí (SC)

A partida entre Sport x Avaí (SC) pelo Campeonato Brasileiro de Futebol 2024, que acontece…

2 dias ago

CTTU monta bloqueio de trânsito na Zona Sul em função de obra da Compesa

  Serviço de implantação de rede abastecimento de água começa a partir da segunda-feira (20)…

2 dias ago