Publicidade


Dia do Ortopedista: lombalgia lidera causas de afastamento do trabalho

16 set 2023|Postado em:Artigo

 

Dra. Etelvina Vaz, Foto: Divulgação

Cerca de 100 mil profissionais são afastados do trabalho, anualmente, a maioria por conta deste distúrbio

O Dia do Ortopedista é comemorado no dia 19 de setembro em homenagem ao dia que a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia foi fundada, no ano de 1935. A ortopedia é a especialidade médica que cuida da saúde relacionada aos elementos do aparelho locomotor, como ossos, músculos, ligamentos e articulações. Já a traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho musculoesquelético. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nada menos do que oito em cada dez pessoas, ou seja, 80% da população, irá sofrer, pelo menos uma vez na vida, com dores na região lombar.

A lombalgia é uma das campeãs do afastamento do trabalho. De acordo com dados do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), 100 mil profissionais são afastados do trabalho anualmente, a maioria por conta deste distúrbio. E segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5,4 milhões de brasileiros têm algum problema na coluna vertebral. “Quem nunca teve a dor, conhece alguém que já ficou impossibilitado de realizar suas atividades diárias por causa da dificuldade de locomoção. A lombalgia também conhecida como “lumbago”, “dor nas costas“, “dor nos rins” ou “dor nos quartos”, comenta a ortopedista do Instituto Ortopedia e Trauma de Pernambuco (IOT), Dra. Etelvina Vaz.

A dor pode se estender para a região das nádegas, face posterior das coxas mas não muito além do joelho, sem comprometer um trajeto de nervo específico. Um por cento dos pacientes com lombalgia aguda tem ciática, que é definida como dor irradiada para o território de uma raiz nervosa lombar, frequentemente acompanhada de sintomas como dificuldade para andar e formigamento. A dor lombar tem causa multifatorial e é um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Cerca de 65 a 90% dos adultos sofrerão um episódio de lombalgia aguda ao longo da vida, com pico de incidência ocorrendo entre os 35-55 anos de idade.

Ainda hoje, a prevenção da lombalgia é o melhor meio de evitar uma crise na região da lombar. Orientações de como sentar de forma adequada, realizar atividades físicas com acompanhamento, realizar consultas de manutenção da coluna com frequência, são meios para evitar uma lesão mais séria na região da lombar.

 

SERVIÇO:
Instituto de Ortopedia e Trauma de Pernambuco (IOT)
Instagram: @iot.recife
Fone: 81 99354 5959

 

Assessoria de Imprensa

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: