Publicidade


Adagro lança campanha para aumentar índice de vacinação contra brucelose em Pernambuco

19 dez 2023|Postado em:Notícias

 

Imagem: Divulgação

Cadastramento on-line de veterinários para atuar na vacinação contra a doença que acomete animais dos rebanhos bovino e bubalino integra as ações do Programa Estadual de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose Animal

Em mais uma ação para garantir a sanidade animal e manter o percentual de vacinação estabelecido pela legislação sanitária federal e estadual, a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) lançou, nesta terça-feira (19/12), uma campanha para ampliar o número de médicos veterinários aptos a vacinarem bezerras bovinas e bubalinas contra a brucelose. O passo a passo para o cadastramento on-line está disponível nas redes sociais e no site da Adagro e tem como objetivo ampliar o índice vacinal do rebanho do estado.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) classifica o Estado de Pernambuco como B em relação ao grau de risco para brucelose, o que significa um índice de 4,5% na prevalência de focos da doença.

“Por isso se faz necessário reforçar a campanha junto aos veterinários e assim garantir o número de profissionais suficientes para ampliar o índice vacinal, com meta de atingir 80% de imunização no Estado”, enfatizou Samy Bianchini, gerente estadual de Defesa Animal da Adagro e coordenadora do Programa Estadual de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose Animal.

Como estratégia de atuação para o combate à brucelose, foram intensificadas pela gerência de defesa animal ações de educação em saúde animal, com o objetivo de conscientizar os produtores sobre a importância da vacinação, e reforçada a fiscalização nas propriedades para averiguar as bezerras em idade de receber o imunizante. Além disso, está previsto um treinamento para os fiscais estaduais agropecuários sobre a vacinação contra a brucelose.

A vacinação é obrigatória para bezerras de 3 a 8 meses de idade e consiste na ferramenta mais importante na prevenção da brucelose, que é uma zoonose, ou seja, doença que pode ser transmitida do animal para o ser humano. Além disso, um animal contaminado pode comprometer a sanidade de todo o rebanho da propriedade.

A Gerente Estadual de Defesa Animal esclareceu que “a vacinação só pode ser realizada por veterinários cadastrados na Adagro ou por seus auxiliares e deve ser aplicada nas bezerras na faixa etária de três a oito meses de idade, em dose única. O imunizante deve ser adquirido pelos veterinários em lojas de produtos agropecuários ou farmácias veterinárias registradas na Agência”.

Cabe aos proprietários rurais manter a vacinação do seu rebanho e declarar a vacina no mínimo uma vez por semestre no site adagro.pe.gov.br ou no escritório da Adagro mais próximo. Mas quem deixar o rebanho desprotegido pode ser multado e receber sanções como restrição no trânsito dos animais, ficando o produtor impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal – GTA, documento obrigatório para movimentação dos animais.

 

Assessoria de Comunicação-Adagro

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: