Publicidade


Adagro monitora resíduos de agrotóxicos no Ceasa e em feiras de orgânicos

13 dez 2022|Postado em:Notícias

Ascom Adagro

A Agência de Defesa e Fiscalização de Pernambuco (Adagro), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), coletou 83 amostras de produtos agroecológicos nos meses de setembro e outubro, sendo 23 na Ceasa/PE e 60 em feiras orgânicas localizadas em Recife e Petrolina. Oito amostras de tomate, brócolis, abacaxi, feijão vagem e goiaba foram consideradas insatisfatórias para os padrões de produtos agroecológicos. A Adagro é o órgão responsável pelo Programa Estadual de Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos em produtos de origem vegetal e animal, produzidos dentro e fora do Estado.

Das 60 amostras coletadas nas feiras agroecológicas da Região Metropolitana do Recife e Petrolina, o monitoramento detectou resíduos de agrotóxicos em oito amostras das seguintes culturas: abacaxi nas feiras Agroecológica da Várzea e da Beira Rio; tomate Santa Clara e goiaba na feira de Casa Forte; tomate na feira Peixaria de Candeias; Feijão vagem na feira do Espinheiro; Brócolis japonês e tomate na feira da FIOCRUZ.

No monitoramento realizado na Ceasa/PE foram coletadas 23 amostras de orgânicos produzidos em todo o Estado e apenas o abacaxi apresentou padrão insatisfatório. “Em caso de resultado insatisfatório há a correção do processo produtivo, com métodos educativos voltados para orientação dos produtores. Caso o produto seja de outro estado é enviado um comunicado para a Agência de Defesa do local de origem” esclarece o diretor presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima.

Convênios: Além de executar o Programa de Monitoramento, a Adagro atua na Ceasa e ampliou a fiscalização em feiras orgânicas por meio de convênio com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE).  A atuação na Ceasa é resultado de um termo de cooperação com o MPPE, Ceasa e Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa). Nessa ação, são realizadas 24 coletas mensais de produtos vegetais, além de mel, grãos, hortaliças, frutas congeladas e polpas, sendo os últimos quatro inseridos em 2022. Em parceria com o MPPE, por meio de convênio, o monitoramento foi ampliado em 380 amostras. A abrangência também aumentou da área de atuação, que sai da Região Metropolitana do Recife para o interior do estado, em municípios como Gravatá, Bonito, Caruaru e Petrolina.

 

Ascom Adagro

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: