Publicidade


Atletas pernambucanos embarcam para 97ª Corrida Internacional de São Silvestre

26 dez 2022|Postado em:Notícias, RECIFE

 

Corredores pernambucanos rumo à 97ª Corrida Internacional de São Silvestre – Foto: Melissa Fernandes // Folha de Pernambuco

Corredores do projeto “Recife Corre” saíram da Prefeitura do Recife na manhã desta segunda (26), rumo a São Paulo

Com muita alegria e empolgação, 44 corredores pernambucanos deixaram a Prefeitura do Recife na manhã desta segunda-feira (26) rumo à São Paulo, para a 97ª Corrida Internacional de São Silvestre. A maratona acontece a partir das 07h25 deste sábado (31).

O grupo é parte do projeto gratuito “Recife Corre”, da Prefeitura do Recife, que conta com mais de 150 membros ativos, entre veteranos e iniciantes. Deste grupo, 44 integrantes vão para São Paulo.

Trajado com alguns dos mais característicos elementos culturais de Pernambuco, o corredor Severino Pereira, 71, é presença carimbada entre os maratonistas, e já está indo para sua 23ª São Silvestre.

“Comecei a correr com 20 anos de idade. O pessoal procurava por mim e perguntava se eu já tinha corrido a São Silvestre, diziam que eu não era corredor. Fui uma para me registrar como corredor, e me apaixonei”, contou.

Ainda assim, Severino não é o maior veterano no grupo. Esse título quem ostenta é o corredor Edilson da Cruz, 58, que já soma 29 São Silvestres disputadas – e sempre com um brinquedo que representa a cultura recifense.

No grupo, há também quem ainda não conhece o trajeto de perto. Livânia José, 55, vai à São Paulo neste ano para percorrer os 15km da Avenida Paulista pela primeira vez. “Já corri duas maratonas, mas é o sonho de todo corredor ir para a São Silvestre. Graças a Deus tive essa oportunidade. É tanta emoção que eu nem dormi ainda”, relatou.

Segundo o treinador do grupo “Recife Corre”, Pedro Antônio, a rotina de treino exige dedicação. “Treinamos na terça e na quinta, no Parque da Macaxeira, às 08h, mantendo um volume médio de 6km a 8km por treino, e todos conseguem treinar super bem, estão muito motivados. O grupo está mais fortalecido, mais assíduo no treino, então a chance de resultado positivo é muito maior que no ano passado.”

“Estamos felizes que esse ano tivemos um aumento significativo no grupo. Temos mais de 150 alunos-atletas, e hoje estamos mandando 44 atletas, com uma expectativa muito bacana de quase todos conseguirem completar a prova sem parar, e em média 50% conseguir melhorar o resultado individual”, completou o educador físico.

Tão importante quanto a competição pelo esporte é também o impacto do exercício físico na saúde dos corredores. Para o Secretário Executivo de Esportes do Recife, Gabriel Perrusi, o “Recife Corre” também tem o papel de combater o sedentarismo.

“Patrocinamos essa viagem dos atletas para São Silvestre para coroar o ano de treinamento e de engajamento da população no movimento. No final das contas, a nossa luta como gestor público é contra ‘sofá e televisão’, contra o sedentarismo, responsável pelo maior número de mortes no mundo”, explicou Perrusi.
Treinador Pedro Antônio e Secretário Executivo de Esportes Gabriel Perrusi conversam com corredores rumo à São Silvestre

Treinador Pedro Antônio e Secretário Executivo de Esportes Gabriel Perrusi conversam com corredores rumo à São Silvestre. Foto: Melissa Fernandes // Folha de Pernambuco

 

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: