Publicidade


Avicultores de Pernambuco se mobilizam na prevenção à Gripe Aviária

9 dez 2022|Postado em:Notícias

Imagem: Divulgação

Doença nunca foi registrada no Brasil

Devido a notificação de casos de Influenza Aviária na Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) e a Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA-PE/MAPA) reuniram representantes da avicultura do estado, por meio da Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), para mobilizar o setor produtivo em ações de combate e prevenção à doença causada pelo vírus H5N altamente contagioso e patogênico.

De acordo com o presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima, a Agência está mobilizando os avicultores nas ações do plano de contingência e iniciará a testagem por amostragem em 79 granjas avícolas e nas rotas de aves migratórias na Ilha de Itamaracá e no Arquipélago de Fernando de Noronha.

A doença nunca foi registrada no Brasil, porém, as aves migratórias que transitam no país são vetores e representam alerta para os estados com forte vocação para a avicultura, como Pernambuco que é o maior produtor de ovos e frangos no Nordeste.

A Influenza Aviária é uma doença contagiosa que afeta diversas espécies de aves silvestres e domésticas e pode ser transmitida pelo ar, água, alimentos, materiais e pessoas contaminadas ou através do contato com aves doentes, que apresentem sinais respiratórios, nervosos, digestivos ou ainda mortalidade em pouco tempo. Esses quadros devem ser notificados de imediato ao Serviço Veterinário Oficial (SVO).

Fonte: Rádio Cultura do Nordeste

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: