Publicidade


Cais do Sertão explora identidade vocal de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro em live

27 maio 2021|Postado em:Notícias

 

A live Conexão Cais traz um mestre em etnomusicologia para analisar as performances dos músicos (Foto: Reprodução da internet)

Faltando menos de um mês para o feriado de São João, o Centro Cultural Cais do Sertão encerra as atividades virtuais de maio exaltando os músicos que construíram a identidade regional. Na live desta semana do quadro Conexão Cais, o músico-educador do museu, Diogo do Monte, debate A identidade Vocal de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro em performance. O bate-papo conta com a participação do mestre em Etnomusicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Deneil Laranjeira, e será transmitido via Instagram @caisdosertao, nesta quinta-feira (27), às 20h. Posteriormente, a live ficará disponível para reprodução na rede social do museu.

“Em sua trajetória pelos estudos de música no âmbito Nordeste, Deneil tem muito a nos ensinar sobre técnica vocal e performatividade. Por esse viés, será possível analisar com mais afinco o trabalho desempenhado por grandes artistas da nossa música, a exemplo de Gonzagão e Jackson do Pandeiro”, pontua Diogo.

O Conexão Cais é um quadro quinzenal e online dedicado ao estudo e reflexão da produção cultural, sociedade e legados artísticos. Ao longo de mais de um ano em atividades no Instagram do Cais do Sertão, o programa já trouxe uma infinidade de artistas, músicos e pensadores. Desta vez, Deneil Laranjeira, na sua experiência como músico instrumentista, arranjador e compositor, apresentará aos internautas os processos interpretativos e as performances de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. A conversa visa constatar as semelhanças e dessemelhanças dos caminhos estéticos que cada um dos artistas seguiu.

Além das lives, o internauta pode navegar na cultura local por meio das playlists temáticas agregadas ao Spotify do Cais. Há seleções para todos os gostos: desde repertórios dedicadas ao Rei do Baião, como “Luiz Gonzaga”, “Gonzaga em Outras Vozes” e “O Sertão cantado por Gonzaga”, a listas com sucessos de músicos da cena local, a exemplo de Cristina Amaral e Quinteto Violado. Destaque para as homenagens ao Recife, como a lista “Saudade do Recife”, proposta por Johnny Hooker, além de um tributo a Naná Vasconcelos.

O Cais do Sertão é um equipamento administrado pela Empetur e segue fechado para visitação presencial, em respeito às medidas de controle ao novo coronavírus determinadas pelo Governo de Pernambuco.

SERVIÇO:

Live Conexão Cais explora identidade vocal de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro

Quando: Quinta-feira (27), às 20h

Onde: no Instagram do museu @caisdosertao

Gratuito

Fonte: Diario de Pernambuco

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: