Publicidade


CINE ESA – Lançamento dos dois primeiros curtas-metragens produzidos contra discriminação de pessoas trans e mulheres 

15 dez 2021|Postado em:Notícias, RECIFE

 

CINE ESA - Lançamento dos dois primeiros curtas-metragens produzidos contra discriminação de pessoas trans e mulheres

Imagem de Bruno /Germany por Pixabay

Identidade, o direito à vida transvesti e Mulher – Força Motriz serão lançados nesta quinta-feira (16), em sessão aberta ao público, às 17h, na Escola Superior de Advocacia de Pernambuco.

A Escola Superior De Advocacia (ESA), liderada por Isabella Lessa e por meio da diretora Renata Berenguer, e a Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/Pernambuco, lançam nesta quinta-feira (16), os curtas-metragens Identidade, o direito à vida transvesti e  Mulher – Força Motriz, dirigidos pela jornalista Silvia Bessa.

A estreia será realizada no  auditório da sede da OAB-PE, com sessão única aberta ao público, a partir das 17h, marcada por presenças de juízes, desembargadores, advogados e nomes da cena política da cidade.

“Queremos provocar na sociedade um pensamento social crítico contra a discriminação e incentivar diversos olhares diferentes, além de provocar as pessoas de uma forma que a discriminação fique cada vez mais distante da sociedade”, enfatiza a diretora da ESA-PE, Renata Berenguer.

Identidade, o direito à vida transvesti respeita as diferenças desde o título do documentário, em respeito às transexuais e travestis, ao retratar as barreiras enfrentadas no cotidiano por mulheres e homens trans no acesso aos direitos constitucionais básicos.

O ponto de partida da narrativa está nas histórias de mulheres e/ou homens trans ou de pessoas de reconhecido trabalho como ativistas na causa, pautada em três eixos: violência, trabalho e família. Uma delas é a advogada e co-deputada estadual de Pernambuco, Robeyoncé Lima, que tem um grande simbolismo para a população. “A gente trouxe um pouco da narrativa da história de vida dessas mulheres e desses homens trans.

Essas pessoas foram entrevistadas onde quiseram para que se sentissem mais à vontade e que mostrasse elas inseridas em seus meios, seja na família, no trabalho, nas instituições que promove o ativismo”, relata a jornalista Silvia Bessa.

A série Mulher – Força Motriz, composta por três episódios documentais, relata as dificuldades e superações de mulheres convidadas para a produção audiovisual com o objetivo de incluir, promover um debate social com olhar crítico e ampliar a conscientização da população sobre problemas enfrentados pelas mulheres, com base em três eixos: resiliência, criatividade e articulação social.

A contextualização da narrativa também contou com a colaboração de transformadores sociais representados pelas figuras de promotoras, advogada militante na causa, parlamentar e gestora pública.

A advogada e professora Renata Berenguer e a Comissão da Mulher Advogada, por meio da advogada Daniela Mello, coordenam o projeto de incentivo à cidadania.

As gravações foram feitas no Recife e em cidades da Região Metropolitana da capital, além de municípios como Itamaracá, Jaboatão e Olinda durante um mês e meio de produção e filmagem com direção de Silvia Bessa.

“Tivemos o desafio de quebrar paradigmas e ir além quanto ao formato tradicional de debate, costumeiramente dentro de escritórios. Levar para as ruas uma estrutura que capturasse o sentimento de ansiedade e desejos de pessoas anônimas, respeitando o lugar de fala de cada uma, seus ambientes de moradia ou trabalho, símbolos de enfrentamentos e militância. Isso exigiu uma grande força-tarefa operacional”, destaca Renata Berenguer.

“Espera-se que esse documentário se torne importante instrumento de pesquisa e referência educacional para aulas tanto da própria ESA quanto de parceiros, governamentais ou privados”, completa Renata.

Identidade – O Direito à Vida Tranvesti (30’)

As lutas enfrentadas por pessoas trans e travestis no acesso a direitos básicos.

Mulher – Força Motriz (Três episódios com duração entre 20’ e 30’)

Em uma série de três episódios, mulheres contam suas lutas contra o racismo e a discriminação estrutural, dando lições de empoderamento, sororidade, superação e esperança.

SERVIÇO:

CINE ESA- Lançamento dos dois primeiros curtas-metragens produzidos contra discriminação de pessoas trans e mulheres

LOCAL: Auditório da Escola Superior de Advocacia de Pernambuco –  R. do Imperador Pedro II, nº 346

HORA: Sessão única a partir das 17h

Evento gratuito aberto ao público

Colaboração-Thayse Boldrini 
Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: